Catequese do Papa: Deus nos ama verdadeiramente como Pai

ppfrancisconino08052013O site ACIDIGITAL divulgou as palavras do Papa Francisco na Audiência Geral nesta quarta-feira (09 de maio de 2013), na qual meditou sobre o Espírito Santo, explicando que só Ele é capaz de dizer ao coração que Deus é “Pai e nos ama como verdadeiro pai; nos ama verdadeiramente”, e que o Espírito Santo é a água viva que “sacia a nossa vida”.

Segundo o Papa Francisco: “nos diz que somos amados por Deus como filhos, que podemos amar Deus como filhos e que por sua graça podemos viver como filhos de Deus, como Jesus. E nós, escutamos o Espírito Santo que nos diz: Deus te ama? Amamos verdadeiramente a Deus e aos outros, como Jesus? E nós, escutamos o Espírito Santo? O que nos diz o Espírito Santo? Ele diz: Deus te ama! Diz isso a nós: Deus Te ama. Nós realmente amamos a Deus e aos outros como Jesus?”.

O Santo Padre incentivou a todos a se deixarem pelo Espírito Santo “deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo, que Ele nos fale ao coração e nos diga isto: que Deus é amor, que Deus nos espera, que Deus é Pai, que nos ama como um verdadeiro Pai, nos ama verdadeiramente e isso somente o Espirito Santo nos diz ao coração. Sintamos o Espírito Santo, escutemos o Espírito Santo e sigamos em frente pelo caminho do amor, da misericórdia e perdão”.

O Papa Francisco recordou logo que “a primeira verdade a qual aderimos no Credo é que o Espírito Santo é Kyrios, Senhor. Isto significa que Ele é verdadeiramente Deus, como são o Pai e o Filho, objeto, de nossa parte, do mesmo ato de adoração e glorificação que elevamos ao Pai e ao Filho”. E, acrescentou:

“O Espírito Santo, de fato, é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade é o grande dom do Cristo ressuscitado que abre as nossas mentes e nossos corações à fé em Jesus como Filho enviado pelo Pai, que nos leva à amizade, à comunhão com Deus”.

“Mas eu quero focar no fato de que o Espírito Santo é a fonte inesgotável da vida de Deus em nós. O homem de todos os tempos e todos os lugares deseja uma vida plena e bela, justa e boa, uma vida que não seja ameaçada pela morte, mas que possa amadurecer e crescer até sua plenitude”.

O Santo Padre afirmou que o homem “é como um viajante que, atravessando os desertos da vida, tem sede de água viva, abundante e fresca, capaz de saciar seu profundo desejo de luz, de amor, de beleza e paz. Todos nós sentimos esse desejo! E Jesus nos dá essa água viva, o Espírito Santo que procede do Pai e que Jesus derrama em nossos corações. ‘Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância’”.

“Água viva, o Espírito Santo, dom do Ressuscitado que habita em nós, nos purifica, nos ilumina, nos renova, nos transforma para que nos tornemos participantes da própria vida de Deus, que é Amor. Por isso, o apóstolo Paulo afirma que a vida do cristão é animada pelo Espírito e seus frutos, que são ‘amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio’. O Espírito Santo nos introduz à vida divina como ‘filhos no Filho Unigênito’”.

O Papa ressaltou também que “este é o dom precioso que o Espírito Santo coloca em nossos corações: a própria vida de Deus, vida de verdadeiros filhos, uma relação de confiança, liberdade, confiança no amor e na misericórdia de Deus, que tem como efeito também um novo olhar ao outro, próximo ou distante, cada vez mais visto como irmão e irmã em Jesus, a ser respeitado e amado. O Espírito Santo nos ensina a olhar com os olhos de Cristo, a viver a vida como Ele viveu, a entender a vida como Ele entendeu”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=25370

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.