Catecismo oficial da JMJ Madri 2011 chega a Portugal

Lisboa, 05 Abr. 11 / 07:16 pm (ACI) O YOUCAT, o catecismo jovem da Igreja Católica, chega este mês a Portugal no próximo dia 13 de abril com publicação da PAULUS Editora, num formato de perguntas e respostas que ajudarão os jovens a aprofundarem em temas essenciais da fé durante os dias da Jornada Mundial da Juventude e depois.

Com prefácio de Bento XVI e posfácio de D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, na edição portuguesa, o YOUCAT é o catecismo jovem oficial das Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid, marcadas para agosto deste ano, pelo que será lançado simultaneamente em 10 línguas diferentes.

O catecismo jovem oferece, nas colunas marginais das páginas, elementos complementares como imagens, definições sintéticas, citações da Sagrada Escritura, citações dos santos e de fidedignos mestres da fé.

Em pré-publicação nacional, a Agência ECCLESIA disponibilizou hoje, 5, alguns dos conteúdos da obra, que se inicia com uma secção intitulada «Porque podemos crer» e a pergunta «Para que estamos no mundo?».

Mais à frente, pergunta-se: “Porque há pessoas que negam a Deus, se elas O podem descobrir pela razão?”.

“Descobrir Deus invisível é um grande desafio para o espírito humano. Muitos, perante isso, recuam de medo. Alguns também não querem descobrir Deus precisamente porque, então, teriam de mudar a sua vida. Quem diz que a questão de Deus é absurda, porque insolúvel, torna o assunto demasiado simples”, lê-se, na resposta.

Após explicar a lógica do ano litúrgico e da celebração dos sacramentos, entre outros, o YOUCAT responde à questão do batismo de crianças, referindo que “existe uma razão para isso”.

“Antes de nos termos decidido por Deus, já Deus Se tinha decidido por nós. O Batismo é, portanto, uma graça, um imerecido dom de Deus, que nos acolhe incondicionalmente”, refere a obra.

Entre as reflexões sobre os mandamentos e a doutrina social da Igreja encontram-se questões relativas à responsabilidade ética que se exige nos meios de comunicação social, indica também a nota da agência Ecclesia.

“Os meios de comunicação social devem contribuir para a edificação de um mundo justo, livre e solidário. Não raramente, os media são efetivamente instituídos como armas de discussão ideológica, ou, satisfazendo a vontade das audiências, renunciam a uma orientação ética dos conteúdos, convertendo-se em meios para seduzir as pessoas ou criar dependências nelas”, assinala o catecismo jovem.

No final da obra encontra-se um índice de temas e de nomes, que ajuda a localizar dados concretos com facilidade.

A obra, pensada fundamentalmente para os jovens, apresenta imagens e textos complementares, e foi desenvolvida por padres, teólogos e professores de religião sob a tutela do cardeal austríaco Christoph Schoenborn.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.