Carta Encíclica “Dives in Misericordia”

271220150629092655É de suma importância, que todos nós saibamos e tenhamos consciência da grandeza e complexidade da Misericórdia de Deus para com o homem. Por isso, publicamos a seguir o conteúdo de uma carta encíclica escrita pelo Papa João Paulo II.

Esta carta encíclica do Papa João Paulo II, datada de 30 de novembro de 1980, vai falar da Revelação da Misericórdia de Deus “Deus é rico em Misericórdia” , Aquele que é revelado por Jesus Cristo.

A encíclica “Dives in Misericórdia” – Sobre a Misericórdia Divina – nos diz que “Jesus Cristo ensinou que o homem não só recebe e experimenta a Misericórdia de Deus, mas também é chamado a ter misericórdia para com os demais”. ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.’O homem alcança o amor misericordioso de Deus, na medida em que ele próprio se transforma interiormente, segundo o espírito de tal amor para com o próximo”.

Leia também: O que é uma Carta Encíclica?

Quais os documentos o Papa usa e qual a diferença entre eles?

As misericórdias de Deus são de sempre e para sempre

Assim também reafirma o Catecismo da Igreja Católica nos ensina no parágrafo 545: “Jesus convida os pecadores à mesa do Reino: ‘Não vim chamar justos, mas pecadores’ (Mc 2,17). Convida-os à conversão, sem a qual não se pode entrar no Reino, mas mostrando-lhes, com palavras e atos, a misericórdia sem limites do Pai por eles e a imensa ‘alegria no céu por um único pecador que se arrepende’ (Lc 15,7)”.

Clique para ler o documento na íntegra: Dives in Misericórdia

Fonte: http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.