Cardeal Bertone afirma que importante passo para a beatificação de João Paulo I poderia ser dado em setembro

JuanPabloI_WikipediaBravoluciani_CC-BY-SA-3.0O Site ACI/EWTN Noticias informou nesta quarta-feira (23/07/2014), que o ex-secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, afirmou que a causa de beatificação do Papa João Paulo I poderia dar um passo importante em setembro, durante uma missa celebrada na catedral de Belluno, perto da cidade natal do Papa Luciani.

“Papa Luciani está bem encaminhado para a beatificação. Soube que a ‘positio’ (o documento que analisa a pessoa e suas virtudes para declará-la venerável) está preparada para ser entregue no mês de setembro”, afirmou o Cardeal Bertone.

Desta forma, o cardeal italiano assegurou que o documento completo que examina os dados recolhidos na fase probatória será entregue junto a todas as atas à Congregação para as Causas dos Santos em setembro.

Entretanto, Dom Enrico Dal Covolo, reitor da Pontifícia Universidade Lateranense e postulador da causa para a beatificação do Papa Luciani, anunciou em 2 de julho do ano passado, que entregaria oficialmente ao Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, a positio relativa a João Paulo I em 17 de outubro.

Durante a homilia que pronunciou pela festa dos santos Pedro e Paulo, padroeiros de Agordo, seu povo natal, comentou que escolhia essa data pelo centenário do nascimento de Albino Luciani.

Em todo caso, se o anuncio do Cardeal Bertone for confirmado, faltaria apenas o milagre que poderia levar João Paulo I aos altares. Ele teve um dos Pontificados mais breves da história, só 33 dias.

Na primeira fase de autenticação, o Papa autorizará, em seu caso, a atribuição do título de “venerável”. O processo prosseguirá depois na verificação completa do milagre. Para a santificação são necessários dois milagres.

Fonte:http://www.acidigital.com/noticias/cardeal-bertone-afirma-que-importante-passo-para-a-beatificacao-de-joao-paulo-i-poderia-ser-dado-em-setembro-72948/

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.