Calendário de Natal do Papa segue tradição com seis celebrações em duas semanas

(20/12/2011) Foi divulgado o calendário do Papa para o tempo litúrgico do Natal, entre 24 de dezembro e 8 de janeiro, que segue a tradição, com seis celebrações em duas semanas.

A ‘missa do galo’, na véspera de Natal, vai iniciar-se 22h00 locais, e a bênção ‘Urbi et Orbi’ ( á cidade de Roma e ao mundo), no dia 25, ao meio-dia de Roma, antecedida pela mensagem natalícia do Papa.
A celebração da noite de Natal inclui uma das intenções da oração universal dos fiéis em português, na qual se pede que “que os corações de todos sejam repletos de fé e de esperança e se abram à compaixão e à generosidade”.
Os participantes na missa, transmitida para dezenas de países, incluindo Portugal (RTP2), vão também pedir que os povos do mundo se liguem por “vínculos de estima, de solidariedade, de justiça e de paz”.

Esta cerimônia é antecedida pelo canto da “calenda”, um texto da antiguidade cristã que anuncia “Cristo, redentor do homem” como “centro do cosmos e da história”.
No último dia de 2011, Bento XVI preside à oração de vésperas, com o canto do hino ‘Te Deum’, em agradecimento a Deus pelo ano que passou. A celebração decorre na basílica de São Pedro, com inicio às 17h00 locais.

O Papa preside à missa a 1 de janeiro de 2012, por ocasião do Dia Mundial da Paz, às 09h30, e a outras duas cerimónias próprias desse mês: a solenidade da Epifania (dia 6, ás 09h30) e a festa do Batismo do Senhor (dia 8, ás 09h45), em que o Papa batiza algumas crianças na Capela Sistina, encerrando o tempo litúrgico do Natal.

Fonte: http://www.radiovaticana.org

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.