Brasil: rezar pela unidade dos cristãos

Iniciou a Semana de Oração no hemisfério sul

SÃO PAULO, segunda-feira, 6 de junho de 2011 (ZENIT.org) – A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2011 iniciou nesse domingo no Brasil. Como é costume no hemisfério sul, o evento se celebra entre as festas de Ascensão e Pentecostes. No hemisfério norte, a Semana foi realizada de 18 a 25 de janeiro.

Em mensagem divulgada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) hoje, o bispo de Chapecó e presidente do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), Dom Manoel João Francisco, afirma que se trata de “um período bem simbólico para as comunidades cristãs”.

O tema deste ano é “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (Cf. Atos 2,42).

“Somos motivados a fazer desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos mais um momento importante na vida do movimento ecumênico brasileiro”, afirma o bispo.

Ele reforça o convite a que os católicos participem, pois esta Semana de Oração “não é uma daquelas tradições que acontecem quase espontaneamente em nossas comunidades. Ela pede conscientização e disposição”.

Ainda de acordo com o bispo, durante a semana é realizada a coleta para os trabalhos do CONIC, organismo fundado por Igrejas cristãs, as quais devem sustentar as suas atividades.

“Gostaríamos que você se sentisse responsável pela ação da sua Igreja e pela ação do CONIC, na promoção da Unidade Cristã.”

“Que a Semana de Oração seja para todas as comunidades cristãs do Brasil um tempo forte de conversão a Cristo”, afirma Dom Manoel Francisco.

***

Na internet:

Material do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos: http://www.vatican.va/

CONIC: www.conic.org.br

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.