Brasil: Revisão do Missal recebe parecer de Roma

01comisso missal640x410O site da CNBB informou nesta quarta-feira (20/11/13) que os Bispos e assessores integrantes da Comissão Episcopal para Tradução dos Textos Litúrgicos (Cetel), da CNBB, continuam com o trabalho de revisar a da tradução portuguesa para o Brasil da 3ª edição do Missal Romano e estão reunidos entre os dias 18 e 22 de novembro, na sede da CNBB, em Brasília (DF), para a última reunião do ano.

Segundo a notícia, estão finalizando a etapa que consiste na revisão do santoral, ou seja, das celebrações em honra aos santos. Sendo assim, nesta fase têm o intuito de propor uma linguagem mais fiel ao texto latino do Missal Romano e mais acessível ao povo.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos enviou avaliação da primeira parte dos textos revisados do Tempo do Advento, Natal e Quaresma. O presidente da Cetel e da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, dom Armando Bucciol, considera positivas as observações.

Dom Armando ainda declarou: “Dedicamos alguns momentos para acolher e avaliar as sugestões da Congregação Romana. A partir disso, estamos procedendo com o trabalho que é bastante exigente e demorado. Já concluímos 60% das revisões do Missal”.

Na próxima Assembleia Geral serão apresentados os textos revisados do Tempo Pascal até Pentecostes para avaliação dos bispos.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/comissoes-episcopais/liturgia/13189-2013-11-20-12-11-37

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.