Brasil: Membros da Comissão de Bioética reúnem-se em São Paulo

CNBBO Blog da CNBB informou nesta quarta-feira(30/10/13), que a defesa da vida foi tema de debate da reunião da Comissão de Bioética da CNBB, para discutir entre outros temas à chamada “objeção de consciência”. Essa comissão é formada por médicos, cientistas, juristas, filósofos e teólogos.

Segundo o assessor da Comissão episcopal Pastoral para a Vida e Família, da CNBB, padre Rafael Fornasier, a questão da bioética gira em torno dos temas aborto, pesquisa em seres humanos, eutanásia e a ortotanásia, mas engloba outras pautas tão importantes como, por exemplo, a questão da objeção de consciência. “A objeção de consciência remete à consciência, ou seja, aquilo que a pessoa entende como moralmente lícito ou moralmente ilícito”, explica.

O assessor ainda explica que “É um direito previsto na nossa constituição e em legislação internacional, que garante a não aplicação de determinadas leis que vão de encontro aos princípios da pessoa, quer sejam religiosos, filosóficos, morais e políticos”, sendo assim, a objeção de consciência significa que ninguém legalmente pode ser obrigado a fazer algo contra a consciência, especialmente ferindo seus valores morais e espirituais.

Além disso, a notícia relata que a reunião, ainda tratou de outros assuntos referentes à bioética. Na pauta esteve a campanha da fraternidade do ano que vem, que abordará o tráfico de órgãos. Também foram feitas sugestões para o subsídio Hora da Vida de 2014, que será redigido pelo Regional Sul 4. Para o ano que vem, estão previstas duas reuniões da Comissão, com a finalidade de organizar o seminário de aniversário de 20 anos da Evangelium Vitae.

Fonte: http://www.blogdacnbb.com/2013/10/membros-da-comissao-de-bioetica-reunem.html

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.