Brasil: Dioceses unidas ao Papa em Adoração Eucarística Simultânea

FranciscoAdoracao03062013O site da CNBB informou nesta segunda-feira (03/06/13) que domingo, às 11h50 da manhã (17h no horário de Roma), enquanto o Papa Francisco presidia uma Adoração Eucarística na Basílica de São Pedro, simultaneamente, outros milhares de fiéis de todo o mundo presentes em catedrais, igrejas, capelas, casas religiosas, por meio de transmissão via satélite, também estiveram unidos em Adoração.

Este evento, inserido no âmbito do Ano da Fé convocado por Bento XVI em outubro passado, foi realizado no dia em que é festejado Corpus Christi na Itália e em outros países.

A adoração durou uma hora, com os momentos de silêncio alternando-se  por orações e cânticos. Ao final da cerimônia, o Santo Padre abençoou a Assembleia com o Santíssimo. O canto da ‘Salve Regina’ concluiu a celebração.

Para o momento de oração o Santo Padre havia indicado duas intenções. A primeira delas: “Pela Igreja espalhada em todo o mundo e hoje em sinal de unidade, recolhida na Adoração da Santíssima Eucaristia”; e a segunda: : “Por todos aqueles que nas diversas partes do mundo vivem no sofrimento devido às novas formas de escravidão e são vítimas de guerras, do tráfico de pessoas, do narcotráfico e do trabalho escravo; pelas crianças e mulheres que são submetidas a qualquer tipo de violência”.

A Santa Sé informou que foi um evento histórico que reuniu a Igreja do mundo inteiro, simultaneamente, em torno da Eucaristia. O mais interessante é que enquanto a Adoração tinha seu início na Itália às 17 horas, no Brasil eram 11h50 da manhã. Em Hanói, no Vietnã 23 horas, na Nova Zelândia 3 da manhã e em Nova Orleans, 10 da manhã. Independente da diferença de fuso-horário todos se dispuseram a se unir ao Santo Padre nesta hora santa.

Em nosso país, muitas Dioceses aderiram oficialmente à iniciativa, inscrevendo-se no site do Ano da Fé. Entre elas, as Arquidioceses de Brasília, Fortaleza, Salvador; as Dioceses de Caxias do Sul, Chapecó, Erexim, Irecê, Itabuna, Jales, Jundiaí, Luz, Parintins, Piracicaba, Toledo, Uruaçu, Tefé, Jacarezinho, Nepomuceno.

Fonte: http://cnbb.org.br/site/imprensa/internacional/12112-dioceses-brasileiras-participaram-da-adoracao-eucaristica-simultanea-com-o-papa-francisco

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.