Brasil: Bispos criam Comissão de Acompanhamento da Reforma Política

cnbbbrasil281011O site ACI informou nesta quinta-feira (28/11/13) que a CNBB instituiu uma Comissão de Acompanhamento da Reforma Política, presidida por Do Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte, para buscar exercer sua missão evangelizadora e ciente de mudanças mais profundas e eficazes na realidade política de nosso país.

Segundo a notícia, no mês passado, durante o Conselho Permanente da CNBB, uma carta foi entregue aos Bispos com o intuito de informa-los sobre os acontecimentos mais recentes da reforma, e convocando-os a participarem e acompanharem em suas dioceses , o movimento que se iniciou na busca de assinaturas.

O movimento que se iniciou recente mente foi nominado de Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, foi lançada no mês de setembro por 43 entidades da sociedade civil, com o objetivo de impulsionar uma campanha “cívica, unificada e solidária” para efetivar a Reforma Política e fortalecer os meios para alcançar a democracia direta com base nos seguintes pontos:

proibição do financiamento privado e instauração do financiamento público para as campanhas eleitorais; extinção do sistema de voto dado ao candidato individualmente nos casos de vereadores e deputados e adoção do sistema eleitoral do voto em listas pré-ordenadas constituindo o sistema ‘voto transparente’; regulamentação do artigo 14 da Constituição em favor da democracia direta; maior participação de populações sub-representadas nas instâncias políticas e partidárias; e outros.

Dom Mol afirma que a iniciativa também é uma oportunidade de se criar consciência de cidadania e participação popular.

Veja o Projeto na Integra:
http://www.reformapoliticademocratica.com.br/arquivos/projetodelei.pdf

Veja o Manifesto:
http://www.reformapoliticademocratica.com.br/arquivos/manifesto.pdf

Baixe o formulário, assine e nos envie:
http://www.reformapoliticademocratica.com.br/arquivos/formulario.pdf

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=26366

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.