Bote Fé: Cruz e ícone das JMJ chegam a São Paulo neste domingo com reunião de católicos

SÃO PAULO, 14 Set. 11 / 12:33 pm (ACI) Cerca de 80 mil fiéis católicos estarão reunidos em São Paulo no Campo de Marte neste domingo, 18, para o Bote Fé, o primeiro evento preparatório para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio de Janeiro em 2013. O Bote Fé marca a chegada ao Brasil da Cruz dos Jovens (também conhecida como Cruz da Jornada Mundial da Juventude) e do Ícone de Nossa Senhora.

Segundo assinala a nota da Rádio Vaticano, estes são os símbolos do maior evento mundial da juventude católica enviados com antecedência pelo Vaticano ao país que receberá o encontro.

O Bote Fé é promovido pela Arquidiocese de São Paulo e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e contará com a presença de 50 bispos brasileiros.

A cerimônia no Campo de Marte terá início às 9h, com a presença do Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, do Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro, e do Assessor do setor Juventude da CNBB, Pe. Carlos Sávio. O Bote Fé se estenderá até as 21h, com testemunhos de jovens que já participaram de outras JMJ, espetáculo teatral, lançamento oficial do site JMJ Rio 2013 e das redes sociais ligadas a este, além de shows com cantores católicos de todo o país.

Os símbolos da JMJ sairão do Colégio Liceu Coração de Jesus em carro aberto do Corpo de Bombeiros, entre 14h30 e 15h, e entrarão no Campo de Marte às 16h, durante a procissão inicial da Santa Missa, momento em que também entrarão no Campo de Marte as bandeiras de todos os estados.

A Cruz e o Ícone vão percorrer 275 dioceses no Brasil até a vinda do Papa Bento XVI, em julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Os símbolos da Jornada devem passar por todos os 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome “Bote Fé”.

Em dezembro de 2012, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina; retornam em janeiro de 2013 para o Sul do Brasil. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no Estado do Rio de Janeiro, onde chegam em abril de 2013.

O Sistema Canção Nova transmitirá o Bote Fé através da TV, Rádio, Facebook, WebTV e Portal Canção Nova durante todo o domingo, até às 21h.

Os missionários da Canção Nova vão se encarregar da animação nos períodos da tarde e noite. Dunga, Eliana Ribeiro, Adriano Gonçalves, Ricardo Sá e Ministério de Música Amor de Adoração irão preparar o público para o ponto alto do encontro: a chegada da Cruz dos Jovens ou Cruz da Jornada com 3,8 metros e o ícone de Nossa Senhora.

Entre os jovens que estarão no Campo de Marte para receber a cruz e o ícone, a missionária da Canção Nova, Fernanda Soares, representará as Novas Comunidades da Igreja.

Abaixo segue a programação completa do evento:

9h: Acolhida do público e das caravanas. Apresentadores: Leoni e Cidinha (Rádio 9 de julho). Shows: Zé Vicente, Pe. Joãozinho e Cantores de Deus

9h45: Abertura oficial (Leoni e Cidinha)

10h: Discursos de: Dom Odilo, Dom Eduardo e Pe. Sávio

– 10h30: Apresentadores: Leoni e Cidinha. Shows: Pe. Fábio de Melo, Pe. Hevaldo Trevisan, Pe. Hirala, Pe. Reginaldo Manzoti, Frei Rinaldo e Pe. Juarez de Castro

12h – Apresentadores: Diego Fernandes e Netinho. Imagens das jornadas da juventude, testemunhos de 2 jovens. Shows de: Olivia Ferreira, Márcio Pacheco e Banda Dom

13h15 – Apresentação da Cristo Dance (Dança)

13h35 – Apresentação “DDD”

13h45 – Apresentadores: Adriano (CN) e Fernanda (CN). CLIP da JMJ em Madri (5 minutos). Dois testemunhos (pessoas que já participara de JMJ). Shows de: Adriana, Eugênio Jorge, particiapação: Dunga e Eliana Ribeiro

HINO OFICIAL DA PEREGRINAÇÃO DA CRUZ: com Dunga, Eliana Ribeiro, Eugênio e Adriana e após o início da música, entram no palco todos os cantores ;

* A Cruz sairá em carro aberto do Corpo de Bombeiros, entre 14h30 e 15h, do Colégio Liceu Coração de Jesus.

15h20: Encerramento da parte do Adriano e Fernanda. Apresentação do Grupo OPA (terço recitado de forma teatral)

16h: Santa Missa

18h: Encerramento da Missa

18h15: Lançamento oficial da JMJ2013 (Dom Orani), do Site e Redes Sociais. Testemunhos de 2 jovens.

18h45: Apresentadores: Gil (CN) e Emanuel (CN). Shows: Canção Nova: Dunga, Eliana Ribeiro, Ricardo Sá e Amor e Adoração

21h: Encerramento

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.