Biblistas italianos apresentam “Nova Versão da Bíblia dos Textos Antigos”

Obra apresenta versão italiana juntamente com o texto em hebraico, aramaico e grego.

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 12 de Abril de 2012) Biblistas italianos apresentaram hoje no Vaticano a “Nova Versão da Bíblia dos Textos Antigos”. A obra, que foi iniciada em 2010 e conta com 16 volumes, apresenta cada livro bíblico em uma nova versão acompanhada de um apurado aparato textual-filológico e de um amplo comentário exegético-teológico.

A “Nova Versão da Bíblia dos Textos Antigos” é uma sequência da coleção “Novíssima Versão da Bíblia dos Textos Originais”, inaugurada pela Editora São Paulo, em 1967, no contexto dos trabalhos do Concílio Vaticano II. Conforme a Rádio Vaticano, a obra publicada hoje amplia os objetivos e as finalidades daquele primeiro projeto, que já se apresentava na época como corajoso e cheio de ambição.

Explicando com mais detalhes o projeto, os biblistas italianos, que fizeram a curadoria do projeto, informaram que entre as novidades trazidas pela nova versão está a apresentação da versão italiana juntamente com o texto em hebraico, aramaico e grego. O objetivo disso, segundo os biblistas, é que as pessoas tenham a possibilidade de cotejar a tradução com o original, e assim adquiram um conhecimento mais profundo das Escrituras.

Os biblistas informaram também que cada volume da nova versão vem com um apêndice que com um aprofundamento extra: a presença do livro bíblico no ciclo do ano litúrgico. Segundo eles, com isto, pretende-se proporcionar a compreensão por parte dos leitores não somente na sua colocação original, mas também na dinâmica interpretativa das praxes eclesiais.

Com informações da Rádio Vaticano.

Fonte: Gaudium Press

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.