Bento XVI diz compreender perda de fiéis

BERLIM, 22 SET (ANSA) – O papa Bento XVI afirmou hoje que compreende as pessoas que se afastam da Igreja Católica devido aos supostos casos de pedofilia cometidos por sacerdotes.
 
O Pontífice, que iniciou nesta quinta-feira uma viagem oficial de quatro dias à Alemanha, foi questionado por um jornalista, durante o vôo que o levava a Berlim, sobre a relação entre os casos de abuso e o aumento da perda de fiéis.
 
Bento XVI disse que pode “entender” que, “diante de crimes como os abusos contra menores cometidos por sacerdotes”, alguém “próximo às vítimas” diga: “Esta não é minha Igreja. A Igreja é uma força de humanização e moralização e, se eles mesmo fazem o contrário, eu não posso mais ficar nesta Igreja”.
 
O Papa, porém, destacou que há “múltiplas razões” para o afastamento dos fiéis e que isto também ocorre “em um contexto de secularização da nossa sociedade”.
 
Segundo ele, a Igreja Católica “não é como as outras associações humanas, pois não se está nela só para cultivar um interesse próprio”.
 
Bento XVI ainda ressaltou a importância de “renovar a consciência da especificidade da Igreja e, assim, aprender a suportar os escândalos e a trabalhar contra eles”.
 
O Papa desembarcou nesta manhã no aeroporto de Brlim e foi recebido pela chanceler Angela Merkel e pelo presidente alemão, Christian Wulff.
 
Está previsto para o Pontífice discursar no Bundestag, Parlamento alemão, e celebrar uma missa no Estádio Olímpico de Berlim ainda hoje.
 
A viagem de Bento XVI à Alemanha, seu país natal, vai ser encerrada no próximo domingo. (ANSA)

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.