Bênçãos no Ano Novo

O Ano Novo começa com evidentes sinais de bênçãos divinas para a nossa Arquidiocese de Juiz de Fora, para o Brasil, para Igreja em todo o mundo.

Somos agraciados com a notícia da recente nomeação episcopal de Monsenhor João Justino de Medeiros, para Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, que a todos encheu de alegria, pois trata-se de um sacerdote muito estimamos por todos nós. Além da sua solene Ordenação Episcopal prevista para dia 11 de fevereiro, uma especial programação para o ano, comemorará 50 anos da Província Eclesiástica. A 14 de abril, as Igrejas Particulares de Juiz de Fora, Leopoldina e São João Del Rei, com seu clero e com seu povo, se encontrarão no Santuário de Aparecida, movidos pelo lema: Na casa de Maria, à Mesa com Jesus. Certamente as palavras de Bento XVI, ditas em Aparecida em 2007, fazem sentido para nós: “O lugar é o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, coração mariano do Brasil: Maria nos acolhe neste Cenáculo, e como Mãe e Mestra, nos ajuda a elevar a Deus uma prece unânime e confiante.”

Na festa de Corpus Christi, a 7 de junho, todas as paróquia da Arquidiocese estarão reunidas para a Celebração Eucarística no Estádio Municipal, em Juiz de Fora, sob o lema À Mesa com Jesus, elevando ação de graças pela efeméride.

Quando se celebra um jubileu, não se quer apenas fazer festa, mas deseja-se rever caminhos, recobrar ânimo, aumentar o amor à Igreja e à missão, na busca da santidade. Neste sentido, refletiu o  Núncio Apostólico, Dom Baldisseri, ao celebrar certo Jubileu Áureo Diocesano em 2005: “No amor sempre se pode crescer, inclusive no amor à Igreja. Como diz o Apóstolo Paulo aos Tessalonicenses, repito para vocês: “Nós os exortamos, irmãos, a progredir cada vez mais” (1Ts 4,10). O jubileu diocesano nos faz olhar para frente, para o futuro, sabendo que a Missão de Cristo Redentor, confiada à Igreja, está ainda bem longe do seu pleno cumprimento… Mais adiante em seu discurso, complementou: “A missão está em seu começo…Somos todos chamados à Nova Evangelização, a assumirmos ou reassumirmos a missão. O Papa João Paulo II nos recordou, porém, que a chave da missão não se encontra nem nos métodos pastorais, nem ainda na melhor organização e coordenação das forças eclesiais. Disse o Papa em sua carta sobre a missão: “é preciso suscitar um novo ‘ardor de santidade’ entre os missionários e em toda a comunidade cristã.” Portanto um renovado impulso para a missão exige a busca quotidiana da santidade. (Homilia em Tubarão-SC, 7 de agosto de 2005, in Ação e Missão, Paulus,2011).

No corrente ano de 2012, o Brasil prosseguirá a movimentação de sua juventude, com a peregrinação da Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, preparando-se para a Jornada Mundial da Juventude com o Papa, a ser celebrada em 2013.

No mundo inteiro, a Igreja dará início, no dia 11 de outubro, ao Ano da Fé, convocada pelo Santo Padre Bento XVI, através da Exortação Apostólica Porta Fidei, para celebrar os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II. A Igreja celebrará este evento com ações de graças e estudos de aprofundamento sobre a hermenêutica e atualização dos seus documentos.

Entremos confiantes no ano de 2012, prontos a vivenciarmos estas bênçãos renovando com gratidão nossa história e projetando-nos com novo ardor para a missão de construir um mundo de paz e fraternidade, amor e união com Deus. O Pai Celeste derrame sobre você suas melhores bênçãos em 2012!

***
Dom Gil Antonio Moreira

Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, MG

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.