Bélgica: Parlamento debate eutanásia para crianças

ppeutanasiabelgica280613Segundo o site ACI (01/07/13) a exemplo da Holanda, o Parlamento da Bélgica debate ampliar a atual Lei da Eutanásia aos menores de idade, com o fim de outorgar aos jovens e crianças decidirem se acabam ou não com sua vida.

Conforme informou o jornal Avvenire, a proposta de lei poderia aprovar-se antes de setembro. A prática foi apoiada por quatro senadores dos partidos com maioria absoluta –os socialistas e os liberais-, liderados por Elio Di Rupo, e pelos senadores dos dois partidos ecologistas. Somente os democratas cristãos se opõem à proposta.

A notícia ainda informou que a Lei da Eutanásia na Bélgica entrou em vigor no ano 2002, e permite aos adultos submeter-se a uma injeção letal para pôr fim a sua vida em casos de doenças terminais, dolorosas ou Alzheimer. No ano 2012, o país registrou o recorde de casos de eutanásia. Desde que a lei entrou em vigor, 1,432 pessoas receberam a injeção.

O socialista Philippe Mahoux –um dos pais da lei que legalizou a eutanásia-, argumenta que com a proposta de lei “os médicos poderiam pôr fim à vida de uma criança, se se encontrar em uma situação médica sem saída, em estado de sofrimento físico, psíquico constante e insuportável, e que apresente uma solicitude de eutanásia”.

A proposta de lei não coloca limites de idade e só faz referência à “capacidade de discernimento” da criança, com “a garantia de que expresse algo que compreenda”. Além disso, para sua avaliação a lei propõe um teste psicológico elaborado por psiquiatras.

Os defensores da eutanásia argumentam a “extraordinária maturidade”, que desenvolve a criança doente.

Outra condição da proposta é a autorização da injeção por parte de ambos os pais, a quem lhes garante um acompanhamento psicológico por diversos anos depois de autorizar a morte de seu próprio filho.

A proposta outorga, aos doutores que devem injetar a eutanásia, 7 dias para acolher-se ao seu direito de objeção de consciência. Em caso de opor-se à injeção, a “prática” passaria a outro companheiro.

O único país do mundo onde é legal a eutanásia para menores é a Holanda. Desde 2004 é possível realizar esta prática em crianças. O único limite de idade está nos doze anos.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=25639

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.