As vantagens de estar solteiro(a): é bom aprender a estar sozinho(a)

img_vidaSe você não aprender a viver em solidão, seus relacionamentos sempre se basearão na dependência do outro para preencher um vazio

jovem_levanta_teNão tenha medo de estar solteiro(a) por sentir-se sozinho(a), pois, quando bem encarada, a solteirice pode ajudá-lo(a) a encontrar-se consigo mesmo, fortalecer sua personalidade, trabalhar seus defeitos, fortalecer suas virtudes, conhecer suas qualidades e defeitos, analisar seus valores e assimilar outros.

Esse período também ajuda a ter claro quais são seus anseios, sair mais de você mesmo, desprender-se do egoísmo, dos rancores, ressentimentos, amarguras, curar feridas.

Por isso, antes de pensar em encontrar a pessoa ideal, esforce-se por ser a pessoa ideal.

namoroLeia também: Como conhecer-nos?

Porventura todas as pessoas estão vocacionadas para o Matrimônio?

Solteiro ou casado, só o egoísta desperdiça a vida

Ah, se eu tivesse lido isso antes de me casar…

Namoro, tempo de conhecer e escolher

Se você quer amar, ame-se primeiro, pois ninguém pode dar o que não tem.

Se você quer valorizar, valorize-se primeiro, pois nunca saberá o valor que uma pessoa tem se antes não conhecer seu próprio valor.

Se você quer fazer alguém feliz, seja feliz você primeiro, pois, se não for, pode acabar buscando sua própria felicidade no outro, chegando a torná-lo infeliz.

Ainda que pareça egoísmo, não é, porque ninguém dá o que não tem. Ame-se com retidão, valorize-se apropriadamente e procure ser verdadeiramente feliz; esta é uma tarefa para com você mesmo.

para_ser_felizAssim, você se tornará mais humano, descobrirá que sua maior alegria está em doar-se aos outros e se preparará para aquela pessoa a quem você amará pela vida inteira.

Você não pode estar com outra pessoa se antes não aprende a estar com você mesmo.

Se você não aprender a viver nessa solidão, então seus relacionamentos sempre serão uma dependência, você sempre vai buscar “preencher um vazio”, e isso não ajuda o casal a crescer, a amadurecer como pessoas, e não permite que surja o amor autêntico.

Por isso e tudo mais, aprender a estar solteiro também é aprender a amar.

Fonte: http://pt.aleteia.org/2015/12/30/as-vantagens-de-ser-solteiroa-e-bom-aprender-a-estar-sozinhoa/

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.