As Igrejas Católicas

II. AS IGREJAS CATÓLICAS

RITO OCIDENTAL (Latino ou
Romano)

Igreja Católica Apostólica
Romana (Patriarcado de Roma)

RITOS ORIENTAIS

Igrejas unidas plenamente ao
Patriarcado de Roma

Tradição Alexandrina (copta)

Rito Alexandrino
. Igreja Copta Católica (Patriarcado de Alexandria)
. Igreja Etíope Católica (atualmente na diáspora)

Tradição Antioquena

Rito Siro-maronita
. Igreja Maronita (Patriarcado de Antioquia)

Rito Aramaico ou
siríaco-antioqueno
. Igreja Síria Católica (Patriarcado de Antioquia)
. Igreja Siro-Malancar Católica

Tradição Constantinopolitana
e Bizantina

Rito Greco-bizantino
. Igreja Greco-Melquita Católica (Patriarcado de Antioquia, Alexandria e
Jerusalém)
. Igreja Grega Católica em Constantinopla (Patriarcado de Constantinopla)
. Igreja Ítalo-Albanesa Católica

Rito Ucraniano ou
bizantino-eslavo
. Igreja Ucrâniana Católica

Rito Bizantino-eslavo
. Igreja Búlgara Católica
. Igreja Eslovaca Católica
. Igreja Húngara Católica
. Igreja Iugoslava Católica
. Igreja Romena Católica
. Igreja Rutena Católica

Rito Bizantino-russo-eslavo
. Igreja (Comunidade) Bielo-russa Católica (atualmente na diáspora)
. Igreja (Comunidade) Russa Católica

Rito Bizantino
. Igreja (Comunidade) Albanesa Católica

Tradição Armênia

Rito Armênio
. Igreja Armênia Católica (Patriarcado)

Tradição Caldéia ou
sírio-oriental (siríaco-antioqueno)

Rito Caldeu ou sírio
oriental
. Igreja Caldeana Católica (Patriarcado)
. Igreja Siríaca Malabar Católica

Igrejas não unidas
plenamente ao Patriarcado de Roma (Igrejas Ortodoxas)

Rito Bizantino

Gregos ou helênicos
. Patriarcado (Ecumênico) Ortodoxo de Constantinopla
. Igreja Ortodoxa da Grécia
. Igreja Ortodoxa de Chipre

Greco-melquitas (cristãos
árabes)
. Patriarcado de Alexandria – Ortodoxo
. Patriarcado de Antioquia – Ortodoxo
. Patriarcado de Jerusalém – Ortodoxo
. Igreja de Monte Sinai (ou Patriarcado do Monte Sinai)

Eslavos e outros
. Diocese Albanesa Ortodoxa da América
. Igreja Americana, Grega-Católica, Ortodoxa Cárpato-Russa
. Igreja da Macedônia (ou Macedoniana) Ortodoxa
. Igreja Ortodoxa Autocéfala Ucraniana
. Igreja Ortodoxa da Albânia
. Igreja Ortodoxa da América – Russa
. Igreja Ortodoxa da Bulgária (Patriarcado da Bulgária)
. Igreja Ortodoxa da China
. Igreja Ortodoxa da Estônia
. Igreja Ortodoxa da Finlândia
. Igreja Ortodoxa da Geórgia (Patriarcado da Geórgia)
. Igreja Ortodoxa da Letônia
. Igreja Ortodoxa da Romênia (Patriarcado da Romênia)
. Igreja Ortodoxa da Sérvia (Patriarcado da Sérvia)
. Igreja Ortodoxa das Repúblicas Tcheca e Eslováquia
. Igreja Ortodoxa do Japão
. Igreja Ortodoxa Húngara
. Igreja Ortodoxa na Polônia
. Igreja Russa Ortodoxa (Patriarcado de Moscou)
. Igreja Russa Ortodoxa na Europa Ocidental
. Igreja Russa Ortodoxa no Exílio
. Igreja Ucraniana Ortodoxa (Patriarcado de Moscou)
. Igreja Ucraniana Ortodoxa dos Estados Unidos, Canadá e Europa

Rito Armênio (monofisitas)

Igreja Armênia Ortodoxa
(Catholicossato de Sis – Cilícia)

Igreja Armênia Ortodoxa
(Patriarcado de Constantinopla)

Igreja Armênia Ortodoxa
(Patriarcado de Etchmiadzin)

Igreja Armênia Ortodoxa
(Patriarcado de Jerusalém)

Rito Antioqueno

Igreja do Sul da Índia

Igreja Siríaca Malabar
Independente de Thozhiyoor – Índia (monofisitas)

Igreja Siríaca Malankar
Ortodoxa (Igreja Siríaca Ortodoxa Jacobita Malankar) (monofisitas)

Igreja Siríaca Mar Tomé de
Malabar – Índia (monofisitas)

Igreja Siríaca Ortodoxa –
Jacobita (monofisitas)

Rito Caldeu (nestorianos)

Antiga Igreja Católica e
Apostólica (Ortodoxa)

Igreja Assiríaca do Oriente

Rito Alexandrino

Igreja Copta Ortodoxa
(monofisitas)

Igreja Ortodoxa Etíope
(monofisitas)

 

Patriarcado de Roma: Chefe
espiritual: o Papa (bispo de Roma, Vigário de Jesus Cristo, Sucessor do
Príncipe dos Apóstolos, Sumo Pontífice da Igreja Universal, Patriarca do
Ocidente, Primaz da Itália, Arcebispo e Metropolita da Província Romana, Chefe
de Estado da Cidade do Vaticano, Servo dos Servos de Deus).

Annuario Pontificio, 1996,
Libreria Editrice Vaticana, Cittá del Vaticano.

As Igrejas Orientais,
Católicas e Ortodoxas, Tradições Vivas, Roberto Khatlab, Ave Maria Edições.

Tradição e Rito: A divisão
em Tradição e Rito está de acordo com o Annuario Pontificio (págs. 1787/1790),
Libreria Editrice Vaticana, Cittá del Vaticano, 1996.

Ortodoxia: é o conjunto das
Igrejas autocéfalas, de rito bizantino-eslavo, em oposição tanto aos católicos
(latinos ou orientais) quanto aos pré-calcedonianos (Estudos da CNBB nº 21 –
Guia Ecumênico).

Igrejas Autocéfalas: São
igrejas independentes, não colocadas sob jurisdição de uma Igreja-mãe ou
Patriarcado. São autônomas para o exercício da própria autoridade e escolha de
seus chefes. São aptas para eleger seu próprio primaz (patriarca ou arcebispo).
Se governam autonomamente. São detentoras de completa independência
administrativa e de grande autonomia doutrinal.

Igrejas Autônomas: São
colocadas sob a jurisdição de uma Igreja-mãe, de um Patriarcado.

Orthodoxia 1992-1993,
Ostkirchliches Institut, Regensburg, Germany.

As Religiões ontem e hoje.
Dr. Hugo Schlesinger e Pe. Humberto Porto. Edições Paulinas.

Estudos da CNBB nº 21 – Guia
Ecumênico.

EDMA Enciclopédia do Mundo
Actual. Os Cristãos. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1977.

As Igrejas Orientais,
Católicas e Ortodoxas, Tradições Vivas, Roberto Khatlab, Ave Maria Edições

Os Malankares, chamados
também de ‘Cristãos de São Tomé’, sinônimos de Malabar, estão na região situada
à costa ocidental do sul da Índia, que forma atualmente o Estado do Kerala. A
história dos Malankares é a mesma que a dos Malabares (rito caldeu). O nome
Malankar foi adotado pelos fiéis do rito siríaco-ocidental antioqueno católico
para diferenciar dos fiéis de rito siríaco-oriental ou caldeu (Malabar).

As Igrejas Orientais,
Católicas e Ortodoxas, Tradições Vivas, Roberto Khatlab, Ave Maria Edições.

Nestorianos: Doutrina
cristológica ligada à Nestório, monge de Antioquia, do século V, que distinguia
em Cristo as duas naturezas divina e humana, sem deificação da humanidade,
apenas unidas na vontade. A teoria redundava na negação da maternidade divina
de Maria. Foi condenada em 431 pelo Concílio de Éfeso.

As Religiões ontem e hoje.
Dr. Hugo Schlesinger e Pe. Humberto Porto. Edições Paulinas.

Monofisitas: Doutrina
teológica, surgida em Alexandria, no século V, que defendia a existência em
Cristo, não só de uma única pessoa, como até de uma única natureza, resultante
da fusão da divina e da humana. Foi contestada pelo Concílio Ecumênico de
Calcedônia em 451, que dividiu a Igreja de Antioquia.

As Religiões ontem e hoje.
Dr. Hugo Schlesinger e Pe. Humberto Porto. Edições Paulinas.

De acordo com a publicação
Estudos da CNBB nº 21, Guia Ecumênico, Edições Paulinas, do Comunicado Mensal
da CNBB nº 351 (pp. 997 ss.), nº 357 (pp. 539/541) e de relação fornecida pela
Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina do Brasil (São Paulo), “eis
uma lista incompleta dos grupos que podemos considerar incluídos no conceito
geral de ‘Igrejas Brasileiras’. Alguns deles afirmam relacionar-se com os
vétero-católicos, através da Igreja Nacional Polonesa de América, coisa que é
negada por esta. O mesmo se pode dizer das auto-intituladas ‘Igrejas Ortodoxas’
destes grupos: nenhuma delas é reconhecida como tal pelas Igrejas Ortodoxas
históricas”. Também, na referida Relação, a Igreja Católica Apostólica
Ortodoxa Antioquina do Brasil (São Paulo) indica como “igrejas falsas, das
quais não se reconhece a validade dos sacramentos ou qualquer cerimônia”:

Congregação (ou Sociedade)
Missionária de São Marcos Evangelista

Congregação de São José

Congregação dos Missionários
de Cristo Sacerdote Eterno

Congregação dos Missionários
de Jesus

Congregação dos Missionários
de Jesus Peregrino

Igreja Católica – Padres
Clementinos (Região Santana de São Paulo)

Igreja Católica Apostólica
Brasileira (ICAB)

Igreja Católica Apostólica
Carismática (Santa Catarina)

Igreja Católica Apostólica
Cristã

Igreja Católica Apostólica
de Jerusalém

Igreja Católica Apostólica
Ecumênica Contemporânea

Igreja Católica Apostólica
Independente do Rio de Janeiro

Igreja Católica Apostólica
Livre do Brasil

Igreja Católica Apostólica
Nacional

Igreja Católica Apostólica Nordestina

Igreja Católica Apostólica
Ortodoxa – Patriarcado do Brasil

Igreja Católica Apostólica
Ortodoxa Americana

Igreja Católica Apostólica
Ortodoxa Ocidental

Igreja Católica Apostólica
Ortodoxa Unida – Eparquia Mundial (Maranhão)

Igreja Católica Apostólica
Tributária

Igreja Católica Ecumênica
Renovada (Lorena, SP)

Igreja Católica Ortodoxa
Grega do Antigo Calendário (ou Igreja Grega Ortodoxa Adepta do Antigo
Calendário – Old Calendar)

Igreja dos Velhos Católicos
(ou Velhos Crentes – Raskotnik)

Igreja Ortodoxa Bielo-Russa
na Diáspora

Igreja Ortodoxa Católica
Apostólica Militante (Bahia)

Igreja Universal do Reino de
Deus

Ordem de Santo André

Ordem dos Missionários
Mensageiros do Verbo Divino

Ordem dos Santos Padres
Católicos Apostólicos Ortodoxos

Rede Nacional de Missões
Católicas (Paróquia Bom Jesus dos Milagres)

Santa Igreja Velha Católica

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.