As denominações e símbolos do Espírito Santo

18espirito-santo-1Jesus se referiu ao Espírito Santo, como o “Paráclito”, literalmente: aquele que é chamado para perto de, “advogado” (Jo 14,16.26; 15,26; 16,7). “Paráclito” é traduzido por “Consolador”, sendo Jesus o primeiro consolador. Jesus o chama de “Espírito de Verdade” (Jo 14,17).

São Paulo o chama de: o Espírito da promessa (Gl 3,14; Ef 1,13),  Espírito de adoção (Rm 8,15; Gl 4,6),  Espírito de Cristo (Rm 8,11),  Espírito do Senhor (2Cor 3,17),  Espírito de Deus (Rm 8,9.14;15,19; 1Cor 6,11;7,40) e, São Pedro o chama de o Espírito de glória (1Pd 4,14).

O Espírito Santo é simbolizado de muitas formas: a água, o fogo, a nuvem,  a luz, a pomba, o vento, o dedo, o selo, a mão.

A água do Batismo, novo nascimento: “água viva” que jorra de Cristo crucificado como de sua fonte e que em nós jorra em Vida Eterna.

O fogo: simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. “Não extingais o Espírito” (1Ts 5,19).

A nuvem e a luz:  manifestações do Espírito Santo desde o Antigo Testamento.

O selo: É Cristo que “Deus marcou com seu selo” (Jo 6,27).

A mão: É usada como símbolo do Espírito, porque é impondo as mãos que Jesus cura os doentes e abençoa as criancinhas.

O dedo: “Mas se expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado a vós o Reino de Deus. (Lc 11, 20)”. A Lei de Deus foi escrita em tábuas de pedra “pelo dedo de Deus” (Ex 31,18),.

A pomba: Desceu sobre Jesus no batismo do Jordão em forma de pomba.

Prof. Felipe Aquino

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.