Arte+Fé: mostra de artistas cristãos

Entre as melhores ofertas culturais da JMJ

MADRI, quinta-feira, 28 de julho de 2011 (ZENIT.org) – A exposição Arte+Fé, da Fundação Pons em Madri, oferece obras de todos os continentes de artistas cristãos contemporâneos, que propõem a arte como caminho de fé.

A mostra se inscreve nos atos da Jornada Mundial da Juventude. São 36 obras (instalações, performances, quadros, fotografias.

“É uma exposição internacional com artistas de vanguarda e comprometidos com sua fé cristã, seja católica, ortodoxa ou protestante”, explica a curadora, María Tarruella.

Ela afirma que a mostra evidencia que “o sentido religioso não é algo de ontem, mas inerente ao ser humano, que se expressa através das linguagens artísticas de cada época”.

Deus e homem não têm de por que ser distantes. Assim pensam muitos dos artistas, como o espanhol Alejandro Mañas, que utiliza garrafas de refrigerante esmaltadas para falar de Santa Teresa, São João da Cruz e São Sebastião.

“Aparentemente parecidas, estas garrafas são como nós: nossa forma exterior é sempre a mesma, mas dependendo de como vivamos em nosso interior, vestimos o exterior”, diz o artista.

“Cada gesto cotidiano tem um significado mais profundo, que transcende seu lado mais funcional”, afirma David López a respeito de sua obra Nowa Huta, em que se vê a silhueta de Cristo crucificado com imagens cotidianas em seu interior.

Outra obra é a instalação do filipino Jason Dy, artista e sacerdote jesuíta, cuja obra está formada por recipientes de vidro com recordações dos entes queridos falecidos. Os visitantes podem encher os recipientes com recordações para seus parentes ou amigos defuntos.

A exposição Arte+Fé é uma das 300 atividades da programação cultural da JMJ. É uma das três exposições principais, junto ao itinerário no Museo do Prado e no Museu Thyssen.

A entrada é gratuita, na rua Serrano, número 138. A inauguração oficial será dia 10 de agosto.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.