Arquidiocese de Paris anuncia a criação de Capela Pública dedicada aos pais de Santa Teresinha

Paris (Quarta-feira, 21-12-2011, Gaudium Press) A Arquidiocese de Paris, na França, anunciou a criação da primeira capela pública dedicada aos recentemente beatificados, por decisão do Papa Bento XVI, pais de Santa Teresinha, Louis e Zélie Martin. A escolha do local, a conhecida Igreja de Notre Dame des Victoires foi determinada em vista da devoção que lhe tinham os bem-aventurados.

Em meados de janeiro próximo, Dom Jérôme Beau, Bispo auxiliar de Paris abençoará o canteiro de obras, dando início oficial à instalação da capela.

Santa Teresinha ela mesma esteve na Basílica onde será instalada a capela em honra de seus pais, em 1887, de passagem por Paris, rumo a Roma.

Após a beatificação de Louis e Zélie Martin, em outubro de 2008, o reitor dos Santuários de Lisieux presenteou a Basílica com um relicário insigne dos novos bemaventurado, cópia do que foi entregue a Bento XVI, e que será depositado na nova “Capela dos Bemaventurados Louis e Zélie Martin”.

Na capela, junto aos quadros dos Bemaventurados e de Santa Teresinha do Menino Jesus será arvorada a sentença da Sagrada Escritura “Pelos frutos conhecereis a árvore”, alusão à árvore da cruz, mas também à “árvore” familiar constituída pelo casal Louis e Zélie Martins, que tiveram como fruto de escol sua filha Santa Teresinha.

O relacionamento de Zélie Martin com a Basílica de Notre Dame des Victoires parere ter-se dado pela sua afiliação à igreja de Saint Léonard, na cidade de sua origem, Alençon, e pela sua devoção especial nesta época a “Maria, refúgio dos pecadores”.

Quanto ao Bemaventurado Louis Martin, tudo leva a crer que sua devoção ao Santuário de Notre Dame des Victoires tenha se dado quando fazia estudos de relojoaria em Paris, em 1848. Alusão ao fato se encontra em sua correspondência e, sobretudo, nas Memórias autobiográficas de Santa Teresinha.

Primeiramente, ao relatar sua doença e cura, ao fim da novena encomendada pelo seu pai em Notre-Dame des Victoires, e, posteriormente quando narra o início de sua viagem a Roma.

***
Com informações da Arquidiocese de Paris / Basílica de Notre Dame des Victoires.




Santa Teresinha entre seu pai e sua mãe, Louis e Zélie Martin, respectivamente
 

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.