Arcebispo norte-americano afirma: Os imigrantes podem ajudar a renovar o catolicismo nos EUA

viewO site Gaudium Press informou nesta quarta-feira (10 de abril de 2013) que Dom Samuel J. Aquila, Arcebispo de Denver, durante um discurso na capela de Regis, afirmou acreditar que os imigrantes podem ajudar à renovação da cultura e ao catolicismo nos Estados Unidos: “As famílias imigrantes sempre contribuíram à riqueza da nossa cultura – em particular à riqueza da cultura americana católica”.

Para o Arcebispo o apoio às famílias imigrantes pode significar “nossa esperança mais clara para a restauração da cultura cristã nos Estados Unidos”, e acrescentou: “Espero que os Estados Unidos possam chegar a ser uma civilização do amor. Promover a vida familiar através da lei da imigração é uma forma de promover uma civilização do amor e da cultura da vida”.

O prelado pediu para não considerar os imigrantes “unicamente através de uma lente financeira” como trabalhadores com potencial econômico, mas sim como membros das famílias “essenciais para nossa ordem social”.

A imigração teve um impacto sobre a vida pessoal do arcebispo. Seus quatro avós vieram do “pequeno povo da Sicília”, às vezes seguindo seus próprios pais para os EUA.

“Eles deixaram tudo o que tinham porque necessitavam o que os Estados Unidos tinham para oferecer: A perspectiva de trabalho, de estabilidade, das escolas, e os médicos, e suficiente comida para alimentar seus filhos”, assinalou.

Dom Aquila também recordou que “Jesus Cristo era um imigrante. Se damos as boas vindas aos imigrantes que nos rodeiam, respeitando sua dignidade e liberdade, tratando-lhes com justiça – daremos as boas vindas a Jesus Cristo e a Sagrada Família. Qualquer coisa que façamos pelos imigrantes entre nós, fazemos também por Cristo, Nosso Senhor”.

Fonte: http://www.gaudiumpress.org/content/45741-Sagradas-Escrituras–textos-inspirados-em-Deus-que-alimentam-a-Fe-e-orientam-a-vida-de-caridade–diz-o-Papa

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.