Arcebispo de Los Angeles alenta os fiéis a eliminarem os maus hábitos na Quaresma

LOS ANGELES, 16 Mar. 11 / 11:55 am (ACI) Em sua primeira mensagem de Quaresma como Arcebispo de Los Angeles, Dom José H. Gómez, recordou que esta época é um “tempo de purificação, de terminar com os maus hábitos e fazer bons propósitos”.

“Durante a Quaresma, estamos nos purificando para que possamos viver a identidade que nos foi dada no Batismo – já não mais filhos pródigos, mas filhos de Deus”, escreveu o Arcebispo na mensagem publicada dia 9 de março.

Dom Gómez assumiu a direção da arquidiocese de Los Angeles no último 28 de fevereiro, depois da retirada do Cardeal Roger Mahony por limite de idade.

Em sua primeira mensagem de Quaresma, o Arcebispo apresenta a parábola do filho pródigo, como uma de suas passagens favoritas.

Dom Gómez assegura que ama o “drama e a emoção” desta história, e seu retrato da misericórdia sem limites de Deus. Mas ressaltou seu significado mais profundo, destacando o simbolismo dos dons outorgados pelo pai ao filho depois de sua volta.

“Quando dá ao seu filho uma túnica nova, significa as vestimentas brancas com que somos revestidos no Batismo”, assinalou o Arcebispo. “Quando ordena uma festa de ação de graças, (isto) significa a Eucaristia”.

A história do filho pródigo, é em última instância “a história da condição humana”, conforme revelou Cristo e ensina a Igreja. “Irmãs e irmãos, a peregrinação do filho pródigo é a história de nossas vidas!”, acrescentou.

Nesta Quaresma, explicou, “nosso Pai continua abraçando seus filhos e filhas pródigos no Sacramento da Penitência e da Reconciliação”. A misericórdia de Deus sempre está à nossa disposição com a prática da confissão, “não importa quão grandes sejam nossos pecados ou quantas vezes podemos repeti-los”.

Se chegarmos à confissão com o coração compungido, “encontraremos a nosso Pai preparado para nos receber com os braços abertos para dar-nos as boas-vindas à casa da Igreja e da Eucaristia”.

“Eu os animo a fazer uma boa confissão antes da Páscoa, mesmo que tenha passado muito tempo”, acrescentou o prelado.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.