Apresentado ao Papa 6ª edição do “Atlas Hierarchicus”

Uma obra monumental que cumpre quase 100 anos

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 6 de julho de 2011 (ZENIT.org) – Dom Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, apresentou hoje ao Papa Bento XVI a 6ª edição do Atlas Hierarchicus, uma obra monumental que ilustra a presença da Igreja no mundo inteiro.

Esta obra, editada pela Pontifícia Universidade Urbaniana, está prologada pelo próprio Papa e contém quadros estatísticos detalhados da Igreja nos cinco continentes, assim como as dioceses e circunscrições eclesiásticas que foram criadas nos últimos anos.

O Atlas, financiado pela Congregação para a Evangelização dos Povos, tem como objetivo não tanto oferecer dados, mas sobretudo dar uma “visão de conjunto (.), atual e geográfica, da Igreja no mundo”.

A edição anterior foi feita em 1992 e, segundo informou hoje a Rádio Vaticano, se havia pedido com insistência uma nova edição, diante das numerosas mudanças, tanto no número de católicos como nos nascimentos de novas realidades eclesiais nos últimos 20 anos.

O primeiro Atlas tinha como título Atlas Hierarchicus Descriptio geographica et statistica S. Romanae Ecclesiae tum Occidentis tum Orientis juxta statum praesentem Accedunt etiam nonnullae notae historicae necnon ethnographicae e foi composto por Karl Streit, da Congregação do Verbo Divino, em 1913.

Este religioso holandês, que havia composto, já em 1906, o Katholischer Missionsatlas, sobre as missões católicas no mundo, entregou ao Papa São Pio X um exemplar do primeiro Atlas Hierarchicus, composto, como o próprio autor explicava no prefácio, com os melhores recursos cartográficos da época.

Este primeiro Atlasestava escrito em 5 idiomas: alemão, espanhol, inglês, francês e italiano. Foi impresso em Padernborn (Alemanha) e apresentado ao Papa como homenagem dentro do ano jubilar de 1913, no 16º centenário do Edito de Milão, pelo qual o imperador romano Constantino concedeu liberdade de culto à Igreja.

Um olhar sobre este primeiro exemplar (em holandês):
www.atlassen.info/atlassen/flemming/hiera01/hiera01.html

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.