Apresentação de Nossa Senhora no Templo

21 de Novembro: “Nossa Senhora Mãe da Igreja”, declarou Paulo VI em 1964

Hoje nossa Igreja Católica comemora a festa da Apresentação de Nossa Senhora no templo. Os fundamentos para esta festa não se encontram explícitos nos Evangelhos Canônicos,  mas podemos encontrar seus resquícios na história através do proto-evangelho de Tiago, do livro de Tiago, e também, da História do nascimento de Maria.

Segundo manuscritos não canônicos, Joaquim e Ana, não conseguiam ter filhos, até que Maria veio ao mundo. Maria sempre foi uma criança especial, a contar de sua concepção imaculada; logo, durante sua infância se dedicou totalmente a Deus, sempre guiada pelo Espírito Santo.

A memória da apresentação de Nossa Senhora ao templo é celebrada tanto no Oriente como no Ocidente, nasceu no meio do povo e foi instituída no Missal Romano a partir do ano de 1505; embora segundo a Tradição a construção da Igreja de Santa Maria Nova no ano 543 já esteja ligada a esta devoção.

Dada a importância desta data, a Beata Maria do Divino Coração dedicava devoção especial à festa da Apresentação de Nossa Senhora, de modo que quis que os atos mais importantes da sua vida se realizassem neste dia.

Durante a clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, no dia 21 de novembro de 1964, o Papa Paulo VI consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.

Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?mes=11&dia=21&id=317

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.