Apenas no mês de maio, 17 Igrejas cristãs foram fechadas em Aceh, Indonésia

Aceh, quinta-feira 24 de maio de 2012 (Gaudium Press) – Pressionado por grupos radicais islâmicos, e anti cristãos, autoridades da província de Aceh, localizada no norte da ilha da Sumatra, na Indonésia, começaram a fechar igrejas na região. Somente no mês de maio, 17 tiveram suas atividades suspensas. E, segundo informações da Rádio Vaticano, mais templos devem ser fechados já que as pressões continuam.

O fechamento das igrejas se baseia em um acordo que os cristãos locais foram obrigados a assinar em 2001, e que estipula a existência de somente uma igreja e quatro capelas na província. Contudo, devido ao crescimento do número de cristãos em Aceh – atualmente são mais de 12 mil -, acordos foram firmados com o governo local, permitindo a instauração de novos templos religiosos.

Entrevistado pela Rádio Vaticano para comentar o assunto, o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) da Indonésia, Padre Romanus Harjito, declarou que na referia província está em vigor a Sharia, a lei islâmica, o que faz com que, segundo ele, a vida para os fiéis cristãos seja muito difícil na região.

O sacerdote destacou ainda a tolerância do governo do país em relação a este grupos islâmicos e denunciou que “em tais casos há uma falta de respeito da Pancasila: a lei fundamental dos cinco princípios que está na base da convivência entre comunidades religiosas na Indonésia”. (BD/JS)

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.