Ao comungar se recebe a vida do Senhor, recorda o Papa Francisco no Ângelus

Segundo o ACI (20/08/2018), o Papa Francisco destacou na oração do Ângelus, a centralidade da Eucaristia na vida do cristão, e recordou que ao receber a comunhão se recebe Cristo: “Quando vamos à comunhão recebemos a vida mesmo de Deus e para ter essa vida é necessário nutrir-se do Evangelho e do amor dos irmãos”.

Durante as suas reflexões antes da oração, o Santo Padre meditou sobre a passagem do Evangelho deste domingo, centrou-se na segunda parte do discurso que Jesus fez na sinagoga de Cafarnaum.

Em seu discurso, Jesus se “apresenta como ‘o pão vivo que desceu do céu’, o pão que dá a vida eterna e acrescenta: ‘O pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo’”.

“Esta mensagem é decisiva – assegurou Francisco -, e de fato provoca a reação daqueles que escutavam, que começam a discutir entre eles: ‘Como é que ele pode dar a sua carne a comer?’”.

O Pontífice mostrou como “quando o sinal do pão partilhado traz o seu significado verdadeiro, isto é o dom de si até ao sacrifício, emerge o incompreensível, emerge até mesmo a rejeição d’Aqueles que pouco antes queriam carregá-Lo em triunfo”.

Apesar destas murmurações, “Jesus continua: ‘Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós’. Aqui, junto à carne, aparece também o sangue. Carne e sangue, em linguagem bíblica, exprimem a humanidade concreta”.

“As pessoas e os mesmos discípulos, intuem que Jesus nos convida a entrar em comunhão com Ele, a ‘comer’ Ele, sua humanidade, para compartilhar com Ele o dom da vida para o mundo. Diferente de triunfos e miragens de sucesso!”.

O Papa sublinhou que “este pão da vida, Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, é doado a nós gratuitamente na mesa da Eucaristia. Ao redor do altar encontramos o que nos alimenta e nos sacia espiritualmente hoje e para a eternidade”.

Também recordou que “toda vez que participamos à Santa Missa, em um certo sentido, antecipamos o céu na terra, porque do alimento eucarístico, do Corpo e do Sangue de Jesus, aprendemos o que é a vida eterna”.

“A Eucaristia nos plasma porque não vivemos somente para nós mesmos, mas para o Senhor e para os irmãos e irmãs. A felicidade e a eternidade da vida dependem da nossa capacidade de tornar fecundo o amor evangélico que recebemos na Eucaristia”.

Além disso, o Papa insistiu que “Jesus também hoje repete a cada um de nós: “Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós”. Não se trata de um alimento material, mas de um pão vivo e vivificante, que comunica a própria vida de Deus”.

Francisco explicou que a incompreensão dos ouvintes ante estas palavras de Jesus também pode ocorrer atualmente: “Diante do convite de Jesus para nos nutrir com seu Corpo e Sangue, poderemos sentir a necessidade de discutir e resistir, como fizeram aqueles que o escutavam de quem o Evangelho de hoje fala”.

“Isso acontece quando temos dificuldade em moldar a nossa existência na a de Jesus, a agir de acordo com seus critérios e não de acordo com critérios do mundo. Mas Ele nunca se cansa de nos convidar para o seu banquete para saciar-se d’Ele, ‘pão vivo que desceu do céu’”.

Entretanto, concluiu afirmando que “nutrindo-se deste alimento podemos entrar em plena sintonia com Cristo, com seus sentimentos, com suas atitudes”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/ao-comungar-se-recebe-a-vida-do-senhor-recorda-o-papa-francisco-no-angelus-29468

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.