Ângelus: Papa pede o fim da violência e da matança de pessoas inocentes

Segundo o site da Rádio Vaticano (20 de janeiro de 2013), neste domingo, o Papa fez um apelo aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro. Em suas prévias palavras, pediu que a violência chegasse ao fim e a cessasse a matança de pessoas inocentes, que são vítimas desses vários conflitos armados que estão acontecendo no mundo.

Ao se referir a liturgia deste domingo, na qual o Evangelho narra o primeiro milagre de Jesus Cristo nas Bodas de Caná, o Papa Bento XVI afirma:

“A Igreja é a esposa de Cristo, que faz dela ‘bela e santa’; todavia, esta esposa, formada por seres humanos, precisa sempre de purificação. Uma das mais graves culpas que deturpam a imagem da Igreja é a contrária à sua unidade visível, especialmente as históricas divisões que separaram os cristãos e que ainda não foram resolvidas”.

O Santo Padre também incentivou a todos a rezarmos juntos para conseguirmos fazer “aquilo que o Senhor quer de nós”. Recordando do desejo que a Igreja finalmente seja unida, o Papa dirigiu suas orações ao mundo todo, sobre tudo sob aqueles lugares que são acometidos de guerras fratricidas, em que as pessoas estão constantemente expostas aos horrores cotidianos que continuam a gerar morte. Sendo assim, ressalta que “Que nos vários conflitos infelizmente existentes, cessem as matanças de civis indefesos, tenha fim toda violência e se encontre a coragem para ao diálogo e a negociação”.

Após suas palavras, no momento que dirige as saudações aos fiéis do mundo todo, ele dirige sua mensagem aos fiéis de Língua Portuguesa, abençoando e pedindo a proteção de Maria sobre as famílias:

“Dirijo agora uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente ao Senhor Bispo Dom Gilberto com os seus fiéis da diocese de Setúbal, sobre todos invocando a solicitude materna da Virgem Maria para que, em cada lar cristão, se mantenha viva a chama da fé, do amor e da concórdia, como suma e preciosa herança cuja entrega aos filhos deve acontecer em vida dos pais. A todos vós, às vossas famílias e às vossas terras: saúde, paz e a graça do Senhor, com a minha Bênção!”.

Fonte: http://pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=657399

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.