Ângelus: “Jesus, pão de Deus para a humanidade”

viewppNeste domingo, diante de uma multidão de fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para a oração do Ângelus, o Papa Francisco, da janela de seu apartamento pontifício, antes de recitar a oração, disse algumas palavras sobre a Eucaristia, em virtude da festa de Corpus Christi na Itália e em outros países.

Segundo Gaudium Press (03/06/13), o Papa Francisco iniciou sua meditação a partir da passagem da multiplicação dos pães (Lc 9,11-17), para mostrar que Jesus se preocupa com a multidão faminta e cansada que o segue.

Enquanto os discípulos aconselham o Mestre a ‘despedir a multidão para que busquem seu próprio alimento’, Jesus diz a eles: ‘Vós mesmos dareis de comer’. “Jesus sabe bem o que fazer – observa o Papa – mas Ele quer envolver os discípulos, educá-los”.

O Santo Padre mostrou que “O comportamento de Jesus é claramente diferente (dos apóstolos e discípulos) e é ditado pela sua união com o Pai e pela compaixão pelas pessoas, mas também pelo desejo de dar uma mensagem aos discípulos”.

Diante daqueles cinco pães, Jesus pensa: eis a Providência!

A partir deste pouco, Deus pode dar o necessário para todos. Jesus confia totalmente no Pai celeste, sabe que para Ele tudo é possível. Por isto diz aos discípulos para fazer as pessoas se sentarem em grupos de cinquenta. E não é por acaso. Isto significa que não são mais uma multidão, mas se tornam comunidade, nutrida pelo Pão de Deus.

E depois toma os pães e os peixes, levanta os olhos ao céu e abençoa – numa clara referência a Eucaristia -, depois os parte e começa a dar aos discípulos, e os discípulos os distribuem….e os pães e os peixes não acabam! Eis o milagre: mais que uma multiplicação é uma partilha, motivada pela fé e pela oração. Todos comeram e vai mais além: é o sinal de Jesus, pão de Deus para a humanidade”.

Ao término de suas palavras, o Papa rogou a Nossa Senhora que nos ajude em nossa conversão, e que assim sigamos “verdadeiramente, sempre mais, este Jesus que adoramos na Eucaristia”.

Fonte:http://www.gaudiumpress.org/content/47211–ldquo-Jesus–pao-de-Deus-para-a-humanidade-rdquo—ensina-Papa–no-Angelus#ixzz2VAoBOfDQ

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.