África: Cabo Verde assina concordata com a Santa Sé

bandeiraviewSegundo informações do site Gaudium Press (11/06/13), Cabo Verde, país pertencente a África Ocidental, e a Santa Sé, assinaram um acordo para firmar o reconhecimento jurídico da Igreja Católica e do papel que ela desempenha no País. Este foi o primeiro país da África Ocidental a assinar o documento.

Acerca da assinatura da Concordata, Dom Ildo Fortes, comenta: “Nós somos pioneiros aqui nesta área da África Ocidental, somos o primeiro país a assinar um acordo com o Vaticano. Dado que a Igreja Católica, os seus fiéis, constituem a maior parte dos cabo-verdianos, (no País) somos 77% de católicos, é normal o reconhecimento claro e explícito por parte do Estado, da Igreja e do seu papel”.

O acordo em questão irá regulamentar as relações entre a Igreja e o Estado nos setores de saúde, impostos, ação social e educação o que pode abrir portas para a criação de uma Universidade Católica na região.

Para Dom Ildo, este acordo é um reconhecimento importante por parte do Vaticano e do governo de Cabo Verde “a Igreja tem uma presença nesta nação já secular, o país nasceu há mais de trinta anos, a Igreja católica encontra-se aqui há 500 anos, e com um trabalho conhecido em nível social, de educação, formação dos quadros superiores. É bom que se reconheça que a identidade cabo-verdiana é uma identidade que tem fortes matizes cristãs”.

Fonte: http://www.gaudiumpress.org/content/47489-Cabo-Verde–primeiro-pais-da-Africa-Ocidental-a-assinar-concordata-com-a-Santa-Se#ixzz2VulT2euI

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.