Abandonar-se para compreender…

Os capítulos 44 a 50 do Eclesiástico cantam as glórias de alguns dos grandes homens de Deus do Antigo Testamento: “Elogiemos os homens ilustres, nossos antepassados, em sua ordem de sucessão” (44,1). O Autor sagrado vai recordando, então, um rosário de nomes, de acontecimentos a eles ligados, que foram tecendo a história de Israel.

O que impressiona é perceber como Deus vai guiando seu povo ao seu destino, como vai direcionando as pobres existências humanas segundo o seu desígnio eterno… Como é difícil perceber a lógica de Deus:

“Mas, a mim, que difíceis são teus projetos,

Deus meu, como sua soma é grande!

Se os conto… são mais numerosos que areia!

E, se termino, ainda estou contigo!” (Sl 138/139,17-18).

Diante de um Deus que tanto os ultrapassa em seu amor, em sua sabedoria, em sua providência, somente a confiança simples e cheia de abandono pode nos fazer caminhar. Aqui, falha como traste inútil e sonho enganador toda presunção de compreender tudo, de ter Deus ao alcance das mãos, de domesticá-lo…

Aprendamos dos nossos antepassados, homens ilustres que não tiveram medo de caminhar com Deus, porque sabiam em quem tinham colocado a esperança.

Fonte:

Meditações – wwwpadrehenrique.com

 

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.