A Santíssima Trindade nos anima a viver a beleza do Evangelho e o amor ao próximo, ensina o Papa Francisco

FranciscoDiscapacitadoStephenDiscoO site (ACI/EWTN Noticias) publicou neste domingo (31/05/15) as palavras do Papa Francisco, ao presidir a oração do Ângelus da janela do estúdio Pontifício. Segundo o Papa, a Trindade é o mistério que convida a viver o amor para com o próximo, sem egoísmos e assim testemunhar a vida cristã “de acordo à beleza do Evangelho”, “compartilhando alegrias e sofrimentos, aprendendo a pedir e conceder o perdão, valorizando os diversos carismas sob a guia dos pastores”.

Esta comunhão, disse o Papa, “é a vida de Deus, o mistério de amor do Deus Vivo”, um mistério que nos revelou Jesus.

O Papa explicou que “a Trindade é comunhão de Pessoas divinas, as quais são uma com a outra, uma para a outra e uma na outra”.

Jesus “nos falou de Deus como Pai; disse-nos do Espírito Santo; e nos falou de Si próprio como Filho de Deus”, mas também “enviou seus discípulos a evangelizar as pessoas” e a batizá-las “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

É um mandato que “o dirige também a cada um de nós que, pela força do Batismo, fazemos parte de sua Comunidade” e em relação à solenidade deste dia “nos renova a missão de viver a comunhão com Deus e entre nós sobre o modelo da trindade”.

O Santo Padre sublinhou que, portanto, “estamos chamados a viver não os uns sem os outros, sobre ou contra os outros” a não ser “os uns com os outros, pelos outros e nos outros” já que “isto significa acolher e testemunhar de acordo à beleza do Evangelho; viver o amor recíproco e para todos, compartilhando alegrias e sofrimentos, aprendendo a pedir e conceder o perdão, valorizando os diversos carismas sob a guia dos pastores”.

Em resumo, Cristo “nos confiou a tarefa de edificar comunidades eclesiásticas que sejam sempre mais família, capazes de refletir o esplendor da Trindade e de evangelizar não só com as palavras, mas com a força do amor de Deus que habita em nós”.

O Santo Padre destacou que “o caminho da vida cristã é, com efeito, um caminho essencialmente ‘trinitário’” em que “o Espírito Santo nos guia à plena consciência dos ensinamentos de Cristo, de seu Evangelho; e Jesus, à sua vez, veio ao mundo para nos dar a conhecer o Pai, para nos guiar a Ele, para nos reconciliar com Ele”.

Francisco assegurou que tudo na vida cristã vive em torno do mistério trinitário e pediu “manter sempre alto o ‘tom’ da nossa vida, recordando-nos a glória pela qual, trabalhamos, lutamos, sofremos”.

O Papa explicou que “este mistério abraça toda nossa vida e todo nosso ser cristão e nos recordamos isso cada vez que fazemos o sinal da cruz: ‘no nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo’. E Agora lhes convido –disse– a fazer todos juntos com voz forte este sinal da cruz, todos juntos!: ‘Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo’.

O Papa recordou que o mês de maio é o da Virgem Maria e alentou os fiéis a confiar-se a Ela para que “nos guie pela mão; ajude-nos a acolher nos acontecimentos do mundo os sinais da presença de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo; nos dê amor pelo Senhor Jesus com todo o coração para caminhar para a visão da Trindade”.

“Pedimos a Ela também que ajude a Igreja, que seja mistério de comunhão, para ser sempre comunidade hospitaleira, onde cada pessoa, especialmente a pobre e marginalizada, possa encontrar acolhida e sentir-se filha de Deus, querida e amada”, concluiu.

Por Alvaro de Juana

Fonte:http://www.acidigital.com/noticias/a-santissima-trindade-nos-anima-a-viver-a-beleza-do-evangelho-e-o-amor-ao-proximo-ensina-o-papa-francisco-11460/

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.