A Sagrada Família é o modelo das relações com Deus, diz o Papa

Cidade do Vaticano (Quarta-feira-28-12-2011, Gaudium Press) Na última audiência geral do ano, realizada nesta quarta-feira, 28, o Papa Bento XVI deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre a oração, falando a respeito da importância da oração na vida da Sagrada Família e Nazaré.

Em uma atmosfera natalina e sob a perspectiva do novo ano que começará em breve, Bento XVI convidou os fiéis romanos e visitantes do mundo inteiro a meditar e aprender a oração da Sagrada Família.
“A casa de Nazaré é uma escola de oração”, disse o Santo Padre na última audiência geral de 2011

Conforme o Santo Padre, a Sagrada Família é “o primeiro modelo da Igreja no qual, em torno da presença de Jesus e por sua mediação, todos vivemos a relação filial com Deus, que transforma também as relações interpessoais humanas”.

“A casa de Nazaré”, disse o Papa, “é uma escola de oração, onde se aprende a escutar, a meditar, a penetrar o significado profundo da manifestação do Filho de Deus, tomando o exemplo de Maria, José e Jesus”.

Recordando as palavras de Paulo VI, o Santo Padre salientou ainda que a Sagrada Família é um modelo de disciplina espiritual e de seguir a doutrina do evangelho e se tornar discípulo de Cristo no silêncio.

Neste sentido, segundo o pontífice, os pais de Jesus se dirigem ao templo para consagrar a Deus o primogênito de apenas 40 dias, e para oferecer o sacrifício das famílias simples, isto é, de pombas ao invés de um cordeiro de um ano de idade. Ir em peregrinação e crescer na oração era uma característica da Sagrada Família de Nazaré.

Bento XVI afirmou também que o fundamento da oração na Sagrada Família foi a Virgem Maria. Segundo ele, mela primeiro São José e depois Jesus encontraram o modelo a seguir. “A capacidade Maria de viver contemplando Deus é, por assim dizer, contagiosa. O primeiro a ter experiência disto foi São José. Seu amor humilde e sincero por sua prometida esposa e a decisão de unir sua vida à de Maria o atraiu e lhe introduziu a uma intimidade peculiar com Deus”, disse.

“De fato, com Maria e depois, sobretudo, com Jesus, ele começa uma nova forma de se relacionar com Deus, de acolhê-lo em sua própria vida, de entrar em seu plano de salvação, cumprindo sua vontade”, complementou

Ao final da catequese, Bento XVI convidou os fiéis a “redescobrir a beleza de rezar juntos como família na escola da Sagrada Família de Nazaré, na construção de sua casa sobre a rocha da palavra de Deus, para fazer de sua casa a imitação da de Nazaré, um lugar acolhedor, cheio de amor, compreensão e perdão”.

Este ano, a Festa da Sagrada Família, que se celebra tradicionalmente no primeiro domingo após o Natal, será comemorada na próxima sexta-feira, 30. Isto porque, no próximo domingo será a Solenidade Maria Mãe de Deus.

 

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.