A Sabedoria do Papa Francisco

O-nome-de-Deus-e-misercordiaA teologia do Papa Francisco se distingue pelo seu caráter eminentemente pastoral. Como bem ressaltou o Pe. João Batista Libânio, Francisco prefere “o discurso direto, próximo das pessoas e procura tocá-las pela transparência da presença e por uma linguagem simples, acessível com toque pessoal e afetivo”. O livro “O nome de Deus é misericórdia” recentemente publicado confirma inteiramente esta assertiva. É que, quando alguém percorre as veredas divinas e se deixa guiar pelo Espírito de Deus pode chegar a tal grau de discernimento e entendimento das verdades reveladas que, passa a saborear o que é espiritual. Passa então a transmitir aos outros esta sabedoria. Aliás, o Papa assim esclarece porque lhe veio o desejo de realizar um Jubileu da Misericórdia: “As coisas me ocorrem espontaneamente, são coisas do Senhor, cultivadas na oração”.

A leitura da referida obra é acessível a todos os fiéis, apresentando, porém, uma doutrina em nível dos mais eminentes teólogos. O papa decodificou maravilhosamente o tema da misericórdia divina e lançou uma frase lapidar: “A misericórdia é a carteira de identidade do nosso Deus. Deus de misericórdia, Deus misericordioso”. Explica então que “a misericórdia está profundamente ligada à fidelidade de Deus”.

Como, porém, “o pecado é uma ferida, que deve ser curada, medicada”, Francisco relembra a importância do Confessionário onde se dá “o encontro com a misericórdia”. O padre “naquele momento é o canal da graça” que toca e que cura. Acrescenta: “O simples fato de uma pessoa procurar o confessionário indica já um início de arrependimento, ainda que não consciente”. Alerta então: ”Temos de sentir a nossa necessidade, o nosso vazio, a nossa miséria”. Faz ver então que a Igreja é chamada a transmitir a misericórdia a “todos os que se reconhecem pecadores, responsáveis pelo mal praticado, que se sentem necessitados de perdão”.

Leia também: A Misericórdia e a Justiça em Deus

As misericórdias de Deus são de sempre e para sempre

A Igreja, acentua o Papa, não está no mundo para condenar, mas para permitir o encontro com aquele amor visceral que é a misericórdia de Deus”. Num instante de pulcra inspiração, Francisco lembra que “a tarefa da Igreja é fazer com que as pessoas percebam que não existem situações das quais não podem se reerguer, pois enquanto estivermos vivos é sempre possível recomeçar, se permitirmos que Jesus nos abrace e nos perdoe”. Donde uma sentença luminosa que todos deveriam mentalizar: “Somos criaturas amadas por Deus, destinatárias do seu infinito amor”.

Assista também: É preciso estar em Deus e confiar em sua misericórdia – Eclo 2,7-23

Um capítulo deste livro é impressionante: “Pecadores, sim. Corruptos, não!” A elucidação desta verdade é clara, pois “corrupção é o pecado que, em vez de ser reconhecido como tal e de nos tornar humildes, é transformado em sistema, torna-se um hábito mental, um modo de viver […] O pecador arrependido, que depois cai e recai no pecado por causa de sua fraqueza, encontra novamente perdão, desde que se reconheça necessitado de misericórdia. O corrupto, ao contrário, é aquele que peca e não se arrepende, aquele que peca e finge ser cristão, e com sua vida dupla provoca escândalo”. Diz ainda o Papa que o corrupto “passa a vida buscando os atalhos do oportunismo, ao preço de sua própria dignidade e da dignidade dos outros”. Francisco clama assim por uma sincera conversão e lembra que “na vida podemos nos enganar, mas o importante é sempre reerguer”. Como um autêntico mestre, o Papa ensina que há uma diferença entre a misericórdia que é divina e a compaixão que “tem um rosto mais humano. Significa sofrer com, sofrer juntos, não permanecer indiferente à dor e ao sofrimento alheio”. Jesus misericordioso “viu uma grande multidão e encheu-se de compaixão por eles, porque eram como ovelhas que não têm pastor” (Mc 6,4).

Conclui então Francisco: “É desta compaixão que precisamos hoje, para vencer a globalização da indiferença”. No último capítulo o Papa dá as diretrizes para que se viva o Jubileu da Misericórdia. Vale a pena ler e reler integralmente este livro do atual Pontífice para se mergulhar na clemência divina e haurir as graças do indulto do Pai misericordioso.

Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho

Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos.

Você pode encontrar este livro nas Lojas Canção Nova:

http://loja.cancaonova.com/products/34091-livro-o-nome-de-deus-e-misericordia

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.