A Liturgia da Horas

liturgia_das_horasA “Liturgia das Horas” é a oração universal e pública da Igreja. Os textos bíblicos introduzem cada vez mais profundamente o orante no mistério da vida de Jesus Cristo.

Mundialmente e a cada hora, é dado a Deus trino o espaço para transformar gradualmente o orante e o mundo. Oram pela Liturgia das Horas não apenas os – Sacramentos e os monges; muitos cristãos, para quem tem a fé é importante, juntam a sua voz aos muitos milhares de vozes que por todo o mundo se elevam a Deus [1147-1178, 1196]

Todo cristão conhece o poder da oração, que o coloca em um contato mais íntimo com Deus. Jesus sempre orava ao Pai em qualquer ocasião: durante a ceia, quando se encontrava agoniado, etc., e nos ensinou a mais sublime oração: o Pai Nosso. A exemplo de Jesus Cristo, também nós devemos rezar a todo e qualquer momento, tanto na alegria quanto no sofrimento.

Herdeiros da tradição judaica, somos convidados a rezar várias vezes durante o dia. Existe um livro chamado Liturgia das Horas, cuja leitura constitui uma das várias formas de vivência do mistério de Cristo a partir do ritmo de cada dia (manhã, tarde e noite) e que conduz à santificação do tempo. O esquema básico é dividido em:

Oração da manhã: Chamada de laudes, é celebrada com o chegar da luz do novo dia (06h). Visa consagrar a Deus os primeiros movimentos da nossa alma e mente, antes de nos ocuparmos com qualquer outra coisa, deixando nosso coração regozijar em Deus.

Oração da tarde: Chamada de vésperas, é realizada ao entardecer, quando o dia declina para receber a noite (18h) e objetiva agradecer a Deus pelo bem que recebemos ou fizemos durante o dia.

Oração da noite: Chamada de completas, é realizada antes do repouso (21h). É uma oração de confiança em Deus e complementa as orações realizadas durante o dia, em especial a oração da tarde.

No entanto, o esquema completo da Liturgia das Horas apresenta orações para as 09h, 12h e 15h horas, bem como um ofício de leituras, para que vivamos detalhadamente cada momento da presença misteriosa de Jesus entre nós.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.