A Igreja no Brasil vive com alegria e entusiasmo a preparação para a JMJ, afirma Cardeal Rylko

Roma, 20 Dez. 11 / 10:39 am (ACI) Em uma recente entrevista o Presidente do Pontifício Conselho para os leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, afirmou que com a chegada dos símbolos da JMJ ao Brasil o Brasil se prepara com alegria e entusiasmo para a aventura de preparar o próximo encontro mundial dos jovens com o Papa.

“O Rio de Janeiro, com suas belezas naturais, será sem dúvida uma magnífica moldura para o próximo encontro dos jovens com o Sucessor de Pedro”, afirmou o cardeal em entrevista à Radio Vaticano.
A Jornada será realizada na “cidade maravilhosa” de 23 a 28 de julho de 2013.

Segundo o Cardeal Rylko, “a JMJ do Rio de Janeiro inaugurará uma série de importantes eventos internacionais sediados no Brasil nos próximos anos: a Copa do Mundo em 2014 e, depois, as Olimpíadas de 2016. Isso comporta muita responsabilidade, pois a JMJ será o primeiro desses grandes eventos, será uma espécie de abre-alas”.

“Na escolha da data da Jornada, isso foi levado em consideração, e se tomou a decisão de retornar ao ritmo bienal, com o qual os encontros mundiais dos jovens com o Papa iniciaram. O ritmo bienal, portanto, não é uma novidade. Sem dúvida, esta escolha nos impõe um caminho preparatório, seja na organização, seja na pastoral, mais intenso”.
“De fato, o Comitê organizador do Rio está trabalhando a todo vapor”, acrescentou.

O Cardeal Rylko comentou também à RV sobre a reunião realizada na semana passada, com a presença do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta e de uma delegação do Comitê Organizador Local (COL).

Segundo ele, agora se está em busca dos lugares mais aptos para as grandes celebrações com o Papa, para as catequeses e para alojar os jovens. “E aqui se deve destacar a grande disponibilidade das autoridades civis brasileiras de vir ao encontro das necessidades organizacionais ditadas pela JMJ”, afirmou também a autoridade vaticana.

Sobre a preparação espiritual dos jovens, o cardeal destacou a peregrinação da Cruz da Jornada, “que está encontrando um extraordinário acolhimento”, e citou o exemplo de São Paulo, em que 100 mil jovens se reuniram para receber este símbolo: “Toda a Igreja no Brasil vive com grande alegria e entusiasmo esta belíssima aventura, da qual os jovens são os protagonistas indiscutíveis”.

Para o purpurado, o tema escolhido para 2013, “Ide e fazei discípulos todos os povos” se insere no grande projeto da Missão Continental: “Toda a Igreja olha para este encontro no Rio com muita expectativa”, concluiu o Arcebispo.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.