A força e a beleza da fé a ser descobertas

Começa série de encontros da Fundação João Paulo II em Roma

ROMA, quinta-feira, 12 de janeiro de 2012 (ZENIT.org) . Começou em Roma neste domingo (8 de janeiro) uma série de reuniões organizadas pela Fundação João Paulo II – Centro de Documentação e de Estudo do Papado, junto com a Reitoria da Igreja de Santo Estanislau. O tema do ciclo, intitulado Força e Beleza da Fé, se baseia nas catequeses de João Paulo II sobre o credo. A nova série de reuniões acontece em preparação para o Ano da Fé, que começa em 11 de outubro de 2012.

O encontro foi iniciado com a missa presidida pelo Pe. Piotr Studnicki, celebrada na intenção de “realizar os ensinamentos de João Paulo II em nossa vida pessoal e social”. Depois da Eucaristia, os participantes passaram para a sala da igreja de Santo Estanislau, onde Mons. Pawel Ptasznik, reitor da igreja, observou que estes tempos seguintes à beatificação do papa são oportunos para nos aprofundarmosnos ensinamentos de João Paulo II.

O Pe. Andrzej Dobrzynski, diretor do Centro de Documentação e Estudos do Pontificado de Roma, apresentou o relatório Mar adentro! A teologia da fé em João Paulo II. A fé inclui a razão e também um ato de confiança em Deus. O relator explicou a doutrina da fé como graça e virtude. O papa nos ensinou o que significa acreditar hoje em dia. Segundo ele, a fé viva, consciente e madura é a resposta para os problemas humanos e para o mundo contemporâneo. João Paulo II era um mestre e uma testemunha de profunda fé, vivida de uma forma muito pessoal, com amor por Deus, pela Igreja e pelos outros. Esta fé dá força e significado para as nossas vidas. Para seguir os seus passos, é preciso “remar mar adentro”, confessando a fé, conhecendo-a e praticando-a todos os dias.

Após este pronunciamento, houve um debate sobre o papel da razão, sobre os argumentos para a existência de Deus e sobre as dúvidas que podem acompanhar a fé.

A próxima reunião, sobre o tema “Deus Criador e Pai misericordioso”, acontecerá no domingo 5 de fevereiro, às 19h.

***
Por Pe. Andrzej Dobrzynski

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.