A Espada do Espírito

bible1417729“Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus” (Ef 6,17)

São Paulo chamava a Palavra de Deus de a espada do Espírito Santo. Com isso, quis nos ensinar que a Escritura Sagrada é uma das mais importantes armas do cristão na luta contra o mundo das trevas. Após o apóstolo nos ter advertido de que o combate do cristão “não é contra homens de carne e sangue, mas contra os principados e protestades” (cf. Ef 6,12), isto é, contra os demônios, ele nos mandou vestir a “armadura de Deus” e concluiu: “Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus” (Ef 6,17).

O próprio Jesus empunhou essa “espada espiritual quando enfrentou o tentador no deserto. Jesus conhecia muito bem a Bíblia e citava suas passagens em muitas ocasiões. No deserto, após os quarenta dias de jejum, quis como homem, sem usar de Suas prerrogativas divinas, enfrentar e vencer o tentador, principalmente para nos ensinar como enfrentá-lo e vencer também. É muito significativo que nas três vezes em que o tentador investiu com muita sutileza e sedução contra Jesus, o Senhor o tenha enfrentado e vencido pelas Escrituras. Nas três vezes consecutivas, o Senhor lança no rosto do tentador esta afirmação contundente: “Está escrito…”, como a dizer-lhe: “Para trás!”. Na primeira resposta, o Senhor já nos revela toda a força da palavra divina: “O homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor” (Dt 8,3b e Mt 4,4). Aí está a confirmação de que toda Palavra de Deus é essencial à nossa vida.

Perante ela, o demônio recuou… e novamente investiu contra o Senhor da glória. A resposta lhe veio fulminante: “Está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’” (citação livre de Dt 6,16 e Mt 4,7). É incrível, mas o tentador ousou usar o salmo 90, versículo 11, para tentar fazer o Senhor tropeçar. Por fim, o miserável insistiu uma última vez, oferecendo àquele que é o Senhor do universo, todas as glórias e reinos do mundo. Que ousadia! Novamente Jesus o afastou pela Escritura: “Para trás, Satanás, pois está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás’ (Dt 6,13)” (Mt 4,10). E o tentador imediatamente afastou-se dEle, “e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo” (Mt 4,11b).

Leia também: Respeito à Palavra de Deus

A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja

A palavra de Deus na Igreja Católica

A Palavra de Deus é viva e eficaz!

Se Jesus usou tão incisivamente as Escrituras na hora da tentação, fica claro que também temos de fazer o mesmo. Contudo, só poderemos agir assim se atendermos a duas condições: primeira, conhecer muito bem a Bíblia; e, segunda, acreditar nela, no seu poder e eficácia. Não duvidar dela. São Paulo afirma com clareza: “Porque a palavra de Deus é viva, eficaz mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e atinge até à divisão da alma e do corpo (…) discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4,12). A santa Palavra é viva e eficaz, quer dizer, tem em si poder. Foi por ela que Deus criou o céu e a terra e todos os seres visíveis e invisíveis. Quando o Senhor diz: “Faça-se! (Fiat)”, tudo acontece como Ele quer.

Ah, se nós crêssemos profundamente na Palavra de Deus, quantos milagres veríamos acontecer! Infelizmente nós a conhecemos pouco e também pouco confiamos nela. São Paulo não se cansava de recomendá-la. Disse a Timóteo, seu querido discípulo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (II Tm 3,16-17).

Sem o conhecimento e a vivência dessa santa Palavra, não nos tornaremos perfeitos e não estaremos capacitados para a boa obra.

Em outro lugar, o apóstolo insistiu junto ao discípulo com veemência: “Eu te conjuro (…) prega a Palavra, insiste oportuna e importunamente” (II Tm 4,1a.2a). Em outras palavras: “Não deixe de pregar a Palavra, Timóteo!”

Nas nossas lutas e aflições, tribulações e tentações, temos de ter nas mãos essa “espada do Espírito” bem afiada, para vencermos o bom combate espiritual. Quando nas suas insinuações maldosas o tentador quiser nos jogar contra Deus e contra as Suas santas leis, é preciso sabermos dizer-lhe também, como Jesus: “Para trás, pois está escrito: ‘Amarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás’ (Dt 6,4)” (citação livre de Mt 4,10).

“Obrigado, Senhor, pela Sua santa Palavra. Que nós possamos conhecê-la e amá-la cada dia mais, com o auxílio de Sua graça. Amém”

Prof. Felipe Aquino

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.