A dimensão ética-política da bioética

Conferências na Universidade Católica Santo Antônio de Murcia

MURCIA, sexta-feira 20 de janeiro de 2012 (ZENIT.org) .- A Universidade Católica Santo Antonio de Murcia (UCAM) terminou nesta sexta-feira uma série de conferências sobre bioética, que no seu último dia se concentraram sobre “Bioética e bem comum”.

Destacou-se a palestra “A dimensão ético-política dos problemas de bioética”, que expôs o professor ordinário de Teologia Moral da Universidade Pontifícia da Santa Cruz de Roma, e consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, monsenhor Angel Rodríguez.
Monsenhor Rodriguez disse que uma boa parte dos problemas de bioética têm uma dimensão política, relacionada com a dimensão pessoal, mas diferente, e que para para enfrentá-la requer uma metodologia específica.

“Basicamente, um país tem as leis que aceita. Embora seja importante a cultura política dos políticos, é também importante a cultura política dos cidadãos “, disse Monsenhor Angel Rodriguez.
A reitora da UCAM Josefina Garcia Lozano foi encarregado de fechar o simpósio, juntamente com a diretora do Master em Bioética Gloria Thomas, que leu as conclusões extraídas das diversas exposições, dadas por profissionais destacados, durante os três dias dedicados às conferências.
A reitora da UCAM marcou este ato como um ponto de encontro onde profissionais de diferentes áreas relacionadas com a bioética podem discutir e partilhar conhecimento e os progressos realizados.

Afirmou que “a posição da Universidade, nesse sentido, é sempre defendendo a dignidade da pessoa humana desde a concepção até a morte natural.”
O primeiro palestrante desta jornada foi o magistrado que preside a Seção 4 da Divisão de Contencioso da Audiência Nacional, e exvocal do Conselho Geral do Poder Judicial José Luis Requero, que centrou a sua apresentação no tema “Legisladores, juízes e bioética “.
Extende-se apresentando a situação da legislação com respeito à vida humana, o estado da questão da reprodução humana assistida e, finalmente, a lei sobre o aborto.

[Tradução TS]

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.