500 mártires espanhóis do século XX serão beatificados em outubro

viewSegundo a agência de notícias Gaudium Press (24 de junho de 2013) a Espanha se prepara para um evento de grande importância neste ano: a beatificação de 500 mártires do século XX.

A Cerimônia está prevista para ocorrer no próximo dia 13 de outubro durante uma celebração eucarística no Complexo Educativo de Tarragona, presidida pelo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e representante do Papa Francisco para a beatificação, o Cardeal Amato.

Ainda segundo a notícia, a comemoração das beatificações faz parte do Plano Pastoral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE); um evento aprovado pela Assembleia Plenária de novembro do ano passado, ocasião na qual se escolheu a Tarragona como lugar para a Beatificação, cidade espanhola de onde procede a Causa mais numerosa com 147 mártires, entre os quais se encontra Dom Manuel Borrás, Bispo Auxiliar, e 66 sacerdotes.

O Serviço de Informação da Conferência Episcopal Espanhola divulgou que a Santa Sé já aprovou o Decreto de martírio de 480 mártires pertencentes a 29 causas.

Entre os mártires, cujos decretos foram aprovados pelo Vaticano, se encontram três bispos, 79 sacerdotes, três seminaristas, 391 consagrados e quatro leigos; causas que foram introduzidas nas dioceses de Ávila, Barbastro, Barcelona, Bilbao, Cartagena, Ciudad Real, Córdoba, Cuenca, Jaén, Lérida, Madrid, Menorca, Sigüenza-Guadalajara, Tarragona, Tortosa e Valência.

O Episcopado Espanhol espera que dentro de pouco tempo o Vaticano publique os decretos das outras quatro causas.

A CEE, também divulgou parte dos atos que ocorrerão na diocese de Tarragona por ocasião da cerimônia de Beatificação. Estes serão iniciados no dia 11 de outubro com vários eventos de acolhida dos peregrinos. No sábado 12, às 19h, se celebrarão as vésperas solenes na Catedral de Tarragona em homenagem aos Mártires.

Fonte:http://www.gaudiumpress.org/content/47903-Os-500-martires-Espanhois-do-seculo-XX-serao-beatificados-em-outubro#ixzz2X8bzbnLm

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.