3/3 – Quarenta Mártires de Sebaste

250px-FortyMartyrsofSebasteHoje lembramos o testemunho dos quarenta mártires que deram tão grande testemunho de fé e coragem expressados por Santo Éfrem quanto a eles: “Que desculpa poderemos apresentar ao tribunal de Deus, nós que, livres de perseguição e torturas, deixamos de amar a Deus e trabalhar na salvação de nossas almas?” Chegou até nós o testemunho da ousadia destes homens, que no século IV foram impelidos pelo imperador Licínio a um juramento de fidelidade para todos os soldados, na qual consistia em sacrificar aos ídolos protetores do Império.

Diante da injusta ordem das autoridades, quarenta cristãos pertencentes a guarda do Império recusaram a direção e foram sinceros ao dizerem: “Até ao presente combatemos e vencemos a serviço dum senhor mortal como nós; agora queremos lutar e vencer sob a bandeira de Cristo, que é o Deus verdadeiro a quem devemos obediência e adoração!” Desta forma venceram e ganharam o direito da coroa imperecível, já que, irredutíveis, foram torturados e depois de receberem, os soldados de Cristo, a condenação de ficarem num tanque gelado em pleno e rigoroso inverno. O mais jovem de todos sobreviveu até o ponto de morrer nos braços da amada mãe. Hoje somos nós os chamados ao mistério da iniquidade com ardor, fé e a Graça.

Quarenta Mártires, rogai por nós!

Outros Santos do mesmo dia: Santos Marino e Astério, Santos Emetério e Celidônio, São Artelaide, Santa Nona, Santo Guinvaleu, Santo Anselmo de Nonatola, Santa Cunegundes, Santo Gervino, Santa Catarina Drexel, Santa Tereza Eustóquia Verzeri, Santo Elredo, Beato Bento de Arezzo, Beato Pedro Geremias, Liberato Weis, Samuel Mazorati e Miguel, Beato Pio Zarboli, Beato Serlo, Beato Jacobino de Canepaci, Beato Inocêncio de Berzzo e Beato Pedro Renato Rogue.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.