3/2 – São Brás de Sebaste

Neste dia, lembramos a vida São Brás, venerado tanto no Oriente como no Ocidente, nasceu na Armênia, no século III, foi médico e bispo em Sebaste. Como profissional na medicina, usava dos seus conhecimentos médicos para resgatar a saúde, não só do corpo, mas também a da alma, pois se ocupava em evangelizar os pacientes. No tempo deste santo aconteceu uma forte perseguição religiosa, por isso, como santo bispo, procurou exortar seus fiéis à firmeza da fé. Por sua vez, São Brás, que era testemunho de segurança em Deus, retirou-se para um lugar solitário, a fim de continuar governando aquela Igreja, porém, ao ser descoberto por soldados, disse: “Sede benditos, vós me trazeis uma boa-nova: que Jesus Cristo quer que o meu corpo seja imolado como hóstia de louvor”. São Brás é conhecido como protetor da garganta, justamente porque, ao se dirigir para o martírio, lhe foi apresentada uma mãe desesperada com seu filho, que estava sufocado por uma espinha de peixe entalada na garganta. Diante desta situação, o santo em Deus curou milagrosamente a criança. Já processado e condenado, São Brás enfrentou, sem trair a fé em Jesus, muitas torturas, até mesmo a de arrancarem com dentes de ferro, pedaços de sua carne, até ser degolado em 316.

São Brás, rogai por nós!

Outros Santos do mesmo dia: Santo Oscar, Santa Verburga, São La, São Lourenço de Espoleto, Santa Margarida da Inglaterra, São Berlina, Santa Maria de Santo Inácio Thevenet, Beato Simão de Cássia, Beato João Nelson, Beata Maria Ana Rivier e Beata Maria Helena Stollenwerk.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.