2/3 – São Simplício

s-simplicioSimplício, natural de Tivoli, foi sumo pontífice de 468 a 483. Um período muito agitado para a Igreja e para o Estado. Odoacro, em 476, após ter eliminado Orestes, deportou o filho Rômulo, último representante imperial. Ficou numa vila napolitana com 6.000 libras de ouro anuais e enviou as insígnias imperiais ao imperador Zenão, do Oriente. Também este não estava vivendo os melhores dias. Teve de enfrentar a revolta de Basilisco. Só venceu com a ajuda de Teodorico, rei dos ostrogodos. Esta série de eventos não deixava de influenciar na vida da Igreja do Ocidente e do Oriente. Odoacro e Teodorico pertenciam ao arianismo. Basilisco era monofisita. O monofisismo tinha sido suscitado por Dióscoro, patriarca de Alexandria do Egito, e propagado pelo monge Êutiques. Sua tese central, que lhe dava o nome era: em Cristo há uma só natureza, a divina.

Não obstante a enérgica intervenção de Leão Magno, a heresia triunfou no chamado “latrocínio de Éfeso” (449). Dois anos depois a doutrina ortodoxa foi confirmada com clareza no concílio de Calcedônia, que tomou como artigo de fé o documento de São Leão Magno. Este Concílio emanou também o famoso cânon 28, que reconhecia ao patriarca de Constantinopla uma certa supremacia. Os enviados do papa julgaram-na como uma inovação perigosa. São Simplício a combateu. A controvérsia sobre o monofisismo ainda durou algum tempo. Além da defesa da genuína cristã, são Simplício tornou-se benemérito por suas restaurações de igrejas de grande valor artístico e tradicional, entre elas a de Santo Estêvão Rotondo e de santa Bibiana. Impediu a destruição dos mosaicos pagãos da Igreja de Santo André.

Outros Santos do mesmo dia: Santos Mártires sob domínio dos lombardos, São Ceada, Beato Carlos o Bom, Beato Fulco de Neully, Santa Inês da Boêmia e Santa Ângela da Cruz Guerreiro Gonzáles.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.