12 Ensinamentos dos Santos Doutores sobre a inquietação

inquietacaoSe seu coração está angustiado ou inquieto, você precisa ler isso…

1. Em toda a parte e enquanto estiverdes neste mundo, vale a palavra: O Senhor está próximo. Não vos preocupeis. (Santo Agostinho)

2. Para estarmos sempre unidos com Jesus Cristo, é preciso fazermos tudo com tranquilidade, sem nos inquietarmos com alguma dificuldade que se apresente. Deus não mora nos corações agitados. (Santo Afonso de Ligório)

em_busca_da_perfeicao3. Quem ama Jesus Cristo de coração, nunca está de mau humor. Não querendo senão o que Deus quer, sempre tem tudo o que quer e por isso se encontra sempre tranquilo e sempre o mesmo. (Santo Afonso de Ligório)

4. É preciso fazer um contrato com a língua, de não falar quando o coração estiver agitado. (Santo Afonso de Ligório)

5. Mesmo que realizes muitas coisas, não progredirás na perfeição, se não aprenderes a negar a tua vontade e a sujeitar-te, deixando a preocupação de ti próprio e das tuas coisas. (São João da Cruz)

6. Nada te deve angustiar, nada assustar, tudo passa. Só Deus permanece o mesmo. A paciência tudo alcança. A quem Deus possui nada lhe falta. Deus só basta. (Santa Teresa de Ávila)

7. Não se deixar perturbar, nem deixar a oração – que é o que o demônio pretende. (Santa Teresa de Ávila)

Leia também: As preocupações que matam

Como devemos invocar a Deus no tempo da tribulação?

Oração para superar os momentos de angústia

Oração a Jesus para pedir paciência

8. Não nos perturbem os pensamentos e a imaginação… o remédio é ter paciência e sofrer por amor de Deus. (Santa Teresa de Ávila)

escola_santos_doutores9. Tende por certo que todos os pensamentos que nos trazem inquietação, não vêm de Deus, príncipe da paz. Eles vêm ou do demônio ou do amor próprio ou da estima desregrada que temos de nós mesmos. (São Francisco de Sales)

10. Depois do pecado, a irritação é o mal maior. Um santo triste é um triste santo. (São Francisco de Sales)

11. Quando te sentires angustiado, acredita que há saída, sem murmúrio. É hora de ires invocando e rezando, sem te enterrares em queixas. (Santo Ambrósio)

12. Quando se vê uma pessoa perturbada, a causa da perturbação não é outra coisa senão a incapacidade de satisfazer a própria vontade. Quando estou dividido em mim mesmo é porque não estou unido com Deus. (São Bernardo)

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.