04/07 – Santa Isabel de Portugal

Filha de D. Pedro III de Aragão, Isabel (1270-1336), com a idade de doze anos casou com D. Dines, rei de Portugal. Essa menina loura, de aspecto frágil e “doce fala”, casada em terra estranha com um marido que lhe era continuamente infiel, demonstrou uma profundidade cristã e elevação de alma que a colocam entre as grandes mulheres da Idade Média. Tinha vinte anos quando nasceu Dom Afonso IV, sua cruz e o grande amor da sua vida. Talvez por presenciar os sofrimento da mãe, quase abandonada pelo marido (ela, apesar de ferida no seu íntimo, chegou a criar os filhos ilegítimos do rei), o infante cresceu com ódio do pai, a quem tratava como “um estranho”. A inimizade atingiu os limite da guerra. O reino todo estava dividido. Isabel desenvolveu durante longos anos, o papel de mediadora. Viajava de um lado ao outro, intercedia, admoestava. O rei chegou a desterrá-la por sua franqueza em explicar “o direito e a verdade”. Não se conserva senão uma parte muito pequena de sua correspondência. Numa carta ao rei escrevia: “não permitais que se derrame sangue de vossa geração que esteve nas minhas entranhas.

Fazei que vossas armas parem, caso contrário vereis como morro logo. Se não o fazeis, irei prostrar-me diante de vós e do infante, como loba no parto se alguém se aproxima dos filhotes recém-nascidos. E os besteiros hão de ferir o corpo antes que vos toquem a vós e ao infante. Por toda Santa Maria e pelo abençoado São Dionísio vos peço que me respondas logo, para que Deus vos guie”. Morto o rei, dedicou-se totalmente a fazer caridade. Tomou o hábito de Santa Clara, mas não emitiu votos para poder fazer de sua riqueza uma fonte de ação social caritativa: “não havia desamparados nem presos que de sua esmola não recebessem parte”; criava órfãos e filhos de pais humildes, casava noivas sem dotes; lavava os pés do mendigos e beijava o dos leprosos, tal como a representou Murilo.

Outros Santos do mesmo dia: Santa Berta, São André de Creta, São Ulrico de Ausgurbo, Beato Guilherme de Hirschau, Beatos João Cornélio e companheiros, Beato Damião Grassi, São Elias I, São Eliodoro, Beato José Kowalki, Beata Maria Crucifixa Curcio, Beato Pedro Jorge Frassatti, São Procópio de Savaza e São Sigolena.

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.